Cidades

“UPA tem problemas de estrutura, mas não será fechada”, garant

A deputada estadual Cristina Almeida (PSB) esteve na manhã de ontem, 6, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).



A deputada estadual Cristina Almeida (PSB) esteve na manhã de ontem, 6, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Florência Souza, no bairro Novo Horizonte, checando a denúncia de usuários do sistema de que a unidade – inaugurada em outubro do ano passado – estava com os atendimentos suspensos. 

“A UPA 24 horas atende casos de urgência e emergência, e vinha servindo como referência para os moradores da Zona Norte. Somente no mês de novembro foram realizados mais de 6 mil atendimentos. Agora, sem uma explicação plausível, o governo anuncia o fechamento da UPA.

Temos informações de que o Raxio X que funciona aqui será levado para o Hospital de Emergências. Vamos apurar as denúncias e levar às autoridades competentes. Não se deve permitir que uma unidade de tão importante relevância seja fechada, prejudicando milhares de pessoas nessa região”, argumentou a parlamentar.O secretário de Estado da Saúde, Pedro Leite, negou que o governo esteja fechando as portas da UPA. “Aquela unidade enfrenta vários problemas de estrutura física e humana.

Os profissionais que atuam no local foram remanejados com a promessa de pagamento de plantões e isso não ocorreu. Com isso, eles começaram uma ‘greve branca’. Outra situação é a sala de Raio X. Existem informações de vazamento nas placas de chumbo, o que põem em risco a população. Nós faremos o melhoramento, e não vamos fechar as portas. Porém, tudo com prudência. A população não pode ser desassistida”, disse Leite.Apesar das declarações de não suspender os serviços, feitas pelo secretário, pelo menos na manhã de hoje a UPA não estava realizando nenhum atendimento.

“Vim do Bailique para cá em busca de tratamento e dei com a cara na porta. Agora vou ter que enfrentar aquele inferno do Pronto Socorro sem saber se vou conseguir ajuda”, disse a pescadora Maria Aguiar, de 47 anos, que está com o fêmur fraturado por causa de uma queda, e que vinha se tratando na unidade”.Sobre isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que estava reorganizando os postos de trabalho para retomar os serviços. 


Deixe seu comentário


Publicidade