Cidades

Investigado pelo Supremo é eleito vice-presidente da CCJ da Câ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados elegeu para a vaga de primeiro vice-presidente o deputado Aguinaldo Ribeiro



 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados elegeu para a vaga de primeiro vice-presidente o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de ter se beneficiado do esquema de corrupção na Petrobras. Ribeiro foi eleito por um placar de 28 votos contra 26 em branco.

O colegiado já havia eleito o deputado Arthur Lira (PP-AL) para presidir a comissão, que é a mais importante da Casa. Lira também foi citado na lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com políticos que supostamente receberam propina de empresas com contratos com a estatal e responde a inquérito no Supremo. Considerada estratégica, cabe à CCJ analisar todas as proposições que tramitam na Câmara . A comissão também analisa a constitucionalidade de eventuais pedidos de cassação de deputados.

No pedido ao Supremo para investigar o deputado Aguinaldo Ribeiro, a Procuradoria Geral da República informou que o doleiro Alberto Youssef afirmou em depoimento de delação premiada que o Ribeiro se beneficiou do pagamento mensal de propina ao PP. De acordo com o doleiro, o deputado recebia repasses mensais entre R$ 30 mil e R$ 150 mil da “cota” do PP no esquema de corrupção que atuava dentro da Petrobras.

Na semana passada, o deputado disse estar “tranquilo” e ressaltou que só se pronunciará sobre o caso quando tiver conhecimento sobre o teor dos documentos apresentados ao STF.


Deixe seu comentário


Publicidade