Cidades

Gilmar Mendes diz ter ‘toda a confiança’ na atuação de Toffoli

Declaração



O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, após reunião com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ter “toda a confiança” no ministro José Dias Toffoli, que deverá presidir o julgamento dos futuros processos contra políticos investigados na Operação Lava Jato.

Mais cedo na quarta, o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, autorizou a transferência de Toffoli da Primeira Turma do tribunal para a Segunda Turma, colegiado que ficará responsável pela análise dos inquéritos e eventuais ações penais relativas ao esquema de corrupção na Petrobras. A autorização é mera formalidade e se deu a partir de um pedido do próprio ministro.

Com a transferência, pela tradição do STF, Toffoli – ministro com menos tempo de atuação no tribunal que ainda não exerceu a função – passará a presidir o julgamento da Lava Jato a partir de maio, mês em que termina o mandato do atual presidente da turma, Teori Zavascki.

“Isso foi um consenso no tribunal e nós demos o devido encaminhamento. Acho que foi uma boa solução para o tribunal e para o Brasil”, disse Gilmar Mendes. Indagado se o fato de Toffoli ter atuado no passado como advogado do PT e ter sido indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá influenciar na atuação do ministro no julgamento, Gilmar Mendes disse não ver “problema”.

“Nós temos toda a confiança, [ele] tem tido um excelente desempenho no Supremo e vai honrar o trabalho na Segunda Turma”, afirmou.


Deixe seu comentário


Publicidade