Cidades

Professores deflagram greve para cobrar piso salarial

Categoria cobra 8,32% de reajuste prometido em 2014 pela Prefeitura de Vitória do Jari



 

Professores da rede municipal de Vitória do Jari, a 213 quilômetros de Macapá, estão parados desde segunda-feira, 09, em protesto contra o não pagamento de 8,32% de reajuste salarial em cumprimento ao piso nacional da categoria de 2014, que segundo os educadores, não foi pago pela Prefeitura. A assessoria de comunicação do prefeito Dielson Sousa (PT) informou que já iniciou as negociações com a classe.

Além da remuneração, os manifestantes reivindicam melhores condições de trabalho, plano de cargos, salários e carreiras, e a conclusão do plano municipal de educação. Caso o encontro entre a prefeitura e os professores não resultem em um acordo, a categoria pretende entrar em greve por tempo indeterminado em até 72 horas.

Segundo os professores, o percentual cobrado pela categoria foi parcelado em três vezes, com a previsão do pagamento ser efetuado a partir de janeiro de 2015, o que não teria sido cumprido pelo município. Os manifestantes dizem que houve apenas o reajuste de R$ 50 no contracheque dos servidores para remuneração chegar a R$ 1.697, valor do estabelecido como piso pelo Ministério da Educação. “Se não houver acordo com a prefeitura, devemos deliberar uma greve por tempo indeterminado”, alertou Cintia Barros, professora que compõe a comissão de negociação com a prefeitura de Vitória do Jari.

Existem atualmente nove escolas municipais em Vitória do Jari. Somente duas continuam com as atividades em cumprimento a 30% do exigido pela Lei Geral de Greves e mais de 200 professores cruzaram os braços.


Deixe seu comentário


Publicidade