Cidades

Macapá terá representantes no 6º Fórum Internacional de Resídu

Em São José dos Campos



 

Um dos maiores desafios que a sociedade moderna enfrenta é a geração excessiva e disposição final segura dos resíduos sólidos. Existe uma preocupação mundial em relação ao tema. Debater oportunidades, elaborar metas e novos caminhos a seguir nos municípios sobre a Politica Nacional dos Resíduos Sólidos e execução de serviços públicos, são alguns dos principais objetivos do 6º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, que acontece de 10 a 13 de junho, às 14h, no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

O encontro, que terá a participação de representantes de Macapá é organizado pela Urbam e pelo Instituto Venturi e tem o apoio e participação da Ecos da Natureza, ONG que tem como objetivo promover eventos, palestras, dar suporte em gestão sanitária, elaborar estudos e avaliar riscos relacionados ao meio ambiente.

Neste ano, o tema do evento será “Resíduos Sólidos – oportunidades e desafios para os municípios”. O fórum reunirá prefeitos de várias cidades da região e do país. Para o idealizador e fundador da ONG, o engenheiro civil, mestre em geotécnica, mecânica de solos e fundações, Francisco Oliveira, o evento agrega muito para os participantes. “O debate é sempre muito benéfico principalmente para as autoridades que lidam com sustentabilidade e meio ambiente no dia a dia”, afirmou.

A diretora do Departamento de Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Maria Faria Veloso, vai falar sobre oportunidades geradas aos municípios com a implantação da Logística Reversa.

O evento abordará também vários outros temas como a solução integrada para os serviços públicos nas regiões metropolitanas, as implicações jurídicas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros. No final, será apresentado o modelo de gestão de resíduos sólidos do município de São José dos Campos.


Deixe seu comentário


Publicidade