Cidades

CPIs e projetos polêmicos dominam pauta do Congresso após recesso

Semana terá criação de CPIs que desagradam governo e CPI da Petrobras


Após duas semanas de recesso parlamentar, o Congresso Nacional retoma as atividades nesta segunda-feira (3). Tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, a expectativa é de que a primeira semana de trabalho seja bastante intensa. Além de diversos projetos polêmicos que podem ser votados, as comissões parlamentares de inquérito (CPIs) prometem movimentar o cenário político do Congresso.

Na Câmara, após seis meses de funcionamento, 37 reuniões e oitivas de 73 pessoas, a CPI da Petrobras retomará as atividades na próxima terça-feira (4) com uma audiência para ouvir os atuais presidentes das empresas Mitsui, Shinji Tsuchiya, e da Samsung, J. W. Kim. As duas empresas são investigadas pela Operação Lava Jato por suspeita de pagamento de propina em contratos com a estatal.

Na quinta (6), a comissão pretende fazer uma acareação entre o doleiro Alberto Yousseff e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Os dois firmaram acordo de delação premiada com o Ministério Público e confirmam a existência do esquema de corrupção.

Somente a primeira semana de agosto está com a agenda definida pela CPI. O presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), disse que vai elaborar o cronograma do mês.


Deixe seu comentário


Publicidade