Cidades

Micro-empreendedorismo será ensinado nas escolas

Professores são capacitados


Paralelamente à semana de volta às aulas, de 3 a 8 deste mês, mais de seis mil professores da rede estadual de ensino passam por intenso treinamento no programa Educação Empreendedora. A intenção é trabalhar soluções educacionais com professores e alunos no desenvolvimento de competências empreendedoras e a inclusão de conteúdos sobre empreendedorismo nas salas de aula. Para as escolas ligadas ao programa, as aulas iniciam em 10 de agosto.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e acontece na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café. A primeira etapa do programa vai atender 34 escolas nas diversas modalidades de ensino na capital. Duas estão localizadas nos municípios de Oiapoque e Amapá que iniciaram a capacitação na terça-feira, 4.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, o empreendedorismo na educação significa valorizar os processos educacionais que estimulam o desenvolvimento do ser humano em todas as dimensões: “O ensino do empreendedorismo vem cada dia ganhando mais espaços, tornando-se imprescindível desenvolver nova metodologia de ensino que prepare os jovens, desde o ensino fundamental, para desempenhar papéis mais criativos, inovadores, autônomos e empreendedores”.

A diretora técnica do Sebrae, Isana Alencar, reafirma que durante a capacitação, os professores receberão uma ampla carga de conhecimentos referente ao empreendedorismo e que, posteriormente, os alunos que se destacarem como potenciais empreendedores poderão encaminhar seus projetos e terem o acompanhamento do Sebrae: “Acreditamos que dessa forma o estudante pode ser agente transformador da sua própria realidade e a escola é um parceiro fundamental dentro desse projeto”.

O professor de Biologia da Escola Estadual Professora Maria Carmelita do Carmo, Wendell Correa da Silva, afirma que a capacitação dinamiza conhecimentos já dominados pelos professores e que os possibilita aliar a prática e desenvolver o potencial dos alunos para serem empreendedores em qualquer atividade que escolherem: “É muito bom adquirir uma visão dessa abordagem com pessoas que são especialistas no assunto. A experiência é diferenciada e contribuirá para a minha atuação em sala de aula. Eu pretendo aliar atividades entregadoras e diferenciadas”.


Deixe seu comentário


Publicidade