Cidades

Prefeitura inaugura Posto de Coleta de Leite e Sala de Apoio

Prefeitura abre a Semana do Aleitamento em Macapá


A Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) deu início na manhã desta segunda-feira, 03, à Semana de Aleitamento Materno na Unidade Básica de Saúde Dr. Rubim Brito Aronovitch, bairro Santa Inês. Durante a programação ocorreru a inauguração do Posto de Coleta de Leite Materno e da Sala de Apoio à Amamentação, que tem como objetivo facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação no município.

Essa é a primeira vez que o serviço é implantado em uma UBS e reforça a necessidade da primeira infância ser foco de políticas públicas prioritárias, como explicou a coordenadora municipal da Saúde da Criança, Raphaela Chaves: “A implantação desses serviços, além de coletar o material para doação, também funciona como local de apoio à amamentação, que serve para estimular a manutenção do aleitamento materno após o período de licença maternidade, que é fundamental para diminuir os indicadores de mortalidade infantil”.

O Posto de Coleta funciona das 8h às 17h e tem apoio de um técnico de enfermagem durante os procedimentos. O leite coletado é encaminhado para o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia, que será responsável pela pasteurização.

Como parte da programação foi oferecido café da manhã, entrega de flores, declamação de poesia e serviços como PCCU, teste rápido de HIV/Sífilis, atendimento médico, teste do olhinho, vacina e suplementação de vitamina A, cadastro do Bolsa Família, emissão de cartão do SUS, além de apresentação teatral com a equipe do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), corte de cabelo, maquiagem e entrega de brindes.

No decorrer desta semana todas as UBS’s promovem atividades como dia de beleza às mães, palestras sobre aleitamento materno no pré-natal e sobre crescimento e desenvolvimento, desfile de bebês exclusivamente amamentados, orientações sobre os cuidados do bebê e manejo da amamentação.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que é comemorada no período de 03 a 07 de agosto, já envolve mais de 120 países, que concentram neste ano iniciativas e esforços globais relacionados com tema ‘Amamentar e trabalhar: vamos tornar possível!’.


Deixe seu comentário


Publicidade