Artigos

LER/Dort. Você sabe o que é? Descubra agora

A dor se acentua com os movimentos, estendendo-se a todo local afetado, com perda de força e do controle dos movimentos. O inchaço é persistente e podem aparecer deformações.


Saúde do trabalhador

Sabe aquela dorzinha chata que aparece justo quando você está trabalhando ou quando está em casa, sem fazer nada, depois um longo dia de trabalho? Ou aquele cansaço permanente que não tem explicação? Cuidado, pode ser uma LER/Dort (Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

O termo LER/Dort refere-se a um conjunto de doenças ocupacionais do sistema musculoesquelético lesionado por excesso de uso ou por uso indevido. As mais comuns atingem principalmente os músculos, ossos e tendões, causando, por exemplo, tenossinovites, tendinites, bursites e mialgias.

O principal causador dessas doenças é o processo de organização do trabalho com jornadas prolongadas, movimentos repetitivos, ritmo acelerado, cobrança excessiva de metas de produção e pouco tempo para descanso. A cada dia, mais trabalhadores são atingidos por essas doenças.

Ø Os sintomas da LER/Dort:
Sensação de peso e desconforto no lugar afetado. Dor espontânea, com pontadas ocasionais durante a jornada de trabalho, que não interferem na produtividade. É uma dor leve que melhora com o repouso.

Ø Dor persistente e mais intensa que persiste durante a jornada de trabalho. É tolerável e permite o desempenho da atividade, mas que afeta o rendimento nos períodos de maior esforço.

Ø A dor torna-se mais persistente, mais forte e com irradiação mais definida. O repouso, em geral, só diminui a intensidade, nem sempre fazendo-a desaparecer por completo. Aparece mais vezes fora da jornada, especialmente à noite.

Ø Dor forte, contínua, por vezes insuportável, que leva a um intenso sofrimento. A dor se acentua com os movimentos, estendendo-se a todo local afetado, com perda de força e do controle dos movimentos. O inchaço é persistente e podem aparecer deformações.

► Em qualquer um desses graus, procure ajuda.

► Não passe dor sozinho.

Tema Saúde do Trabalhador Alessandra Mafra, Ana Aparecida, Diana Pereira, Gisele Dias, Lidiane Santos, Maicon Balieiro, Milene Farias, Nazareno Cardoso. 7º Termo de Enfermagem Orientador Márcio Teixeira Professor Esp. Da Faculdade de Macapá – Fama


Deixe seu comentário


Publicidade