Artigos

A importância do voto

Principalmente para o Executivo, fica difícil aceitar quantas falcatruas são denunciadas, e as pessoas continuam lá.


Raimundo Pantoja Pires*
Colaborador

Na crise política, social e econômica que envergonha a todos nós no Brasil, hoje não somente a minha pessoa, mas também entre com quem converso, existem duas indagações: para que votar e pra quem?

Principalmente para o Executivo, fica difícil aceitar quantas falcatruas são denunciadas, e as pessoas continuam lá.

Parece que vivemos a falência total da fé: na religião, na justiça, no patriotismo e em tudo aquilo que dignifica o ser humano.

Estamos em plena campanha para prefeitos e vereadores. A quem escolher? Vou votar no menos ruim ou naquele que promete dar isto ou aquilo, ou pertence àquele partido.

Quero dizer que partido político não é time de futebol, que perdendo ou ganhando estamos com ele. Todos os candidatos têm uma história. Vamos ficar atentos na hora de votar, pois os eleitos vão administrar ou tratar do que é do povo e para o povo.

Uma coisa interessante é que democracia significa um sistema de governo em que os governantes são eleitos pelo voto popular, e que devem representar legitimamente o povo, ou seja, o mandato não é uma coisa particular ou de um grupo de pessoas, mas de toda a sociedade, onde quem se elege, tanto no Executivo quanto no Legislativo, presta um serviço para a população.

Um das poucas coisas democráticas no Brasil ainda é o voto, onde todos aqueles que votam têm o mesmo valor. O geógrafo conceituado Milton Santos dizia: “O espaço é morada do homem, mas pode ser também a sua prisão”, ou seja, se os nossos governantes não cuidarem com zelo, responsabilidade, seriedade e honestidade a administração pública de uma cidade, de um estado ou de um país, ouvindo os anseios da sociedade, este lugar pode se tornar uma prisão.

Compartilho com esse sentimento o de tantas pessoas que dizem: “É inútil votar porque não muda nada e fica do mesmo jeito ou té pior, mas sem o voto perdemos o direito democrático de decidir e tomarmos a decisão de escolher os nossos governantes.

Veja os candidatos, sua história, seu trabalho e a sua ficha limpa para votar consciente.

* Raimundo Pantoja Pires é um homem simples do município de Tartarugalzinho, interassado na vida política, mas um tanto quanto desiludido com os que a praticam efetivamente.


Deixe seu comentário


Publicidade