Artigos

O alegre debate da Diário

O debate da Rádio Diário contribuiu para cada candidato desfilar seus projetos, em sua maioria enfocando, entre outros, o transporte público, assim como o asfaltamento das ruas e estradas da cidade, vistos como básicos para o progresso da capital.


Ulisses Laurindo – Jornalista 
Articulista

Pelo espetáculo democrático ecoou, ontem, em todo o estado, com o debate dos 00candidatos a prefeito de Macapá, reunindo seis pretendentes, cada qual expressando as medidas que pretende implantar após ser eleito. O atual prefeito Clécio Luís foi mais centralizado nas críticas dos seus momentaneamente eventuais adversários políticos, embora os ataques tenham sido consoante ao respeito à condição da figura pública de cada um prefeiturável, ressalva feita à Aline Gurgel, que não deu às caras no encontro, e serviu para levar ao povo a visão correta do que pode ser realizado em favor da cidade. Em todo debate, a tônica desenvolvida pelos seis candidatos foi mostrar as necessidades da cidade, principalmente no tocante a saneamento básico, carente total na cidade, na razão de apenas 3%, índice absurdamente impróprio para uma cidade de mais de seiscentos mil habitantes.

O debate da Rádio Diário contribuiu para cada candidato desfilar seus projetos, em sua maioria enfocando, entre outros, o transporte público, assim como o asfaltamento das ruas e estradas da cidade, vistos como básicos para o progresso da capital.

O destaque do encontro foi realçado pelo comportamento dos candidatos, visando, em primeiro lugar, o que pretendem implementar para corrigir o que o povo reclama no seu dia a dia. Algumas críticas às atuais e precárias condições da cidade foram feitas, todas, aliás, contrapondo e por certo mostrando qual é o melhor caminho para valorizar o político que se elege prometendo realizar tudo o que de errado existe, colocando no colo do antigo gestor os defeitos que coexistem e reclamam há vários anos.

Pouco foi falado durante as discussões do apoio de verbas do estado e da União, todos confiantes nas suas ações para suprir a carência de recursos criando, eles mesmos, os meios para levar avante as melhorias nas áreas ultranecessárias para a melhor serventia da população.

Vale a pena destacar o tom sereno e respeitoso entre os candidatos, sem ofensas, utilizando apenas os recursos pessoais e confiança em seus méritos. O encontro na Diário foi também um momento de alegria para a torcida dos candidatos postadas defronte ao prédio da rua Coriolano Jucá, comportando-se como no feitio dos jogos de futebol, e tão alegre como no Carnaval.

Enfim, o debate da Diário foi uma forte contribuição à população que pode assim aquilatar o pulso de cada candidato para criar e melhorar os setores da cidade que, segundo a totalidade dos entrevistados, precisam realmente avançar para e se igualarem ou mesmo ultrapassar as demais capitais do Norte. Na despedida, os candidatos louvaram a independência da imprensa e seu papel importante na democracia. Foram mais de três horas de debate e, no fim, a alegria.


Deixe seu comentário


Publicidade