Osmar Júnior

Rogai por nós


Resolvemos publicar esta carta agora, depois do Círio.

O que anuncia a Igreja com a Imagem da Santa?

A inclusão da Deusa na história da religião humana, a aceitação da mulher na pregação do cristianismo, a remissão da culpa nos milênios de submissão e maus tratos à fêmea, o possível papel de Madalena ao lado de Jesus na seita cristã, a mãe imprescindível para a vinda do Cristo, a mulher em toda sua plenitude de geradora dos filhos, a tradição católica que o povo brasileiro cultua por influência portuguesa, e finalmente a força da oração que sempre ajuda esta nossa gente brasileira tão carente de alguém justo e generoso.

Na querida Belém do Pará, semana passada, as famílias reuniram-se, reviram-se, comeram as iguarias paraenses tão gostosas nesse clima, pois a comida traz o gosto das famílias.
Mas tem nisso tudo uma causa que é maior, que sempre me chamou a atenção: são as lágrimas, as lágrimas dos milagres, pernas, braços, cabeças, casinhas, pedaços de humanidade e graça de um povo que se apega a Deus através da Santa.

Ah! Como penso em minha santa, minha mãe Neusa e seu poder de compreender alguém tão fora do eixo como eu, minha santa que na velhice ainda manda na prole toda mostrando quão forte pode ser uma mulher, mesmo em sua fragilidade.

Que castigo, mãe, meu medo, minha solidão e minha vida estão em ti. Não consigo aprender a lição que a senhora tenta me ensinar sobre a verdade de que tudo tem início, meio e fim. Não posso resistir ao teu amor eterno, tenho medo desse desligamento, a morte é mais que toda esperança.

Parei de criticar quem segue imagens, quem segue a esperança, eu sei que o amor de mãe é irresistível, inclusive para Jesus, espero.

Desde de que vi minha mãe em uma velha fotografia tive respeito por aquela foto tão apagada me dizendo adeus. Talvez essa foto um dia seja algo que terei para me apegar na saudade, uma imagem.

Na verdade, parece que os judeus tinham medo dos faraós e seus ídolos egípcios que os escravizaram, mas Maria é um outro tipo de imagem, é brasileira, Nazaré, é Guadalupe, uma aparição, é misticismo de pescador, é Amazônia, é Nordeste, Norte, um símbolo feminino.

Enquanto precisarmos de amor, rezaremos assim com os olhos cheios de esperança para quem atravessou desertos, protegeu e deu à luz o Messias. A mulher na terra é um portal para o divino, não é à toa que oram, e oram todos os dias para Deus homem e mulher.

Peçam às mulheres que orem, pois quando rogam por nós elas são atendidas.

Então, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte, amém.

Sua bênção, mãe.

Bom domingo