Cidades

Conjunto Macapaba recebe a primeira edição da Feira Itinerante Solidária

A cada edição do projeto, um bairro será contemplado com a feira, proporcionando a venda de legumes, verduras, frutas, polpas de frutas, tapioca, galinha caipira, além da comercialização de peixes frescos, com incentivo da Agência de Pesca do Amapá (Pescap).


Moradores do Conjunto Habitacional Macapaba tiveram uma manhã diferente neste domingo, 4. Eles foram os primeiros a receber o projeto “Feira Itinerante Solidária”, que reúne produtores do grupo solidário “Juntos Somos Fortes”, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR).

A primeira edição da feira ocorreu no Centro Comunitário da quadra 4 do conjunto, com vendas de produtos agrícolas com preços acessíveis, fomentando o escoamento. A iniciativa leva, diretamente, esses alimentos às comunidades com mais dificuldade de acesso de compras, aproximando os feirantes da população.

Roberto dos Santos, morador do conjunto e síndico da quadra 4, enfatizou que a feira aconteça de forma permanente, já que a comunidade anseia por isso desde a inauguração.

“Verificamos, hoje, que temos essa necessidade. Nos últimos dias, fizemos a divulgação com carro som em todo o Macapaba e os moradores estão aqui participando e fazendo suas compras”, comentou Roberto dos Santos.

A SDR, com seus programas que fomentam o abastecimento e geração de renda desses agricultores, não poderia ficar de fora. “Eles apresentaram o projeto e demos o apoio total. Finalizada a feira de hoje, iremos nos reunir para uma avaliação, ver o que deu certo, quais mudanças devem ser tomadas, e a inclusão de novos produtos”, adiantou o secretário da pasta, Helio Dantas.

O gestor disse, também, que é imprescindível saber a opinião dos moradores, já que a feira poderá chegar em outros bairros como o Marabaixo, Zerão, Novo Horizonte e Distrito de Fazendinha. Essas comunidades serão visitadas e mapeadas, a fim de verificar os melhores pontos para a realização da feira.

Essa nova possiblidade de venda tem deixado os produtores animados, segundo Gracinete Araújo, que há dez anos comercializa seus produtos na feira do Buritizal e em supermercados. “Para onde a feira for, estarei lá com meus legumes fresquinhos”, comentou.

Fator estratégico do projeto que apontou o crescimento populacional constante do município, ocasionando a criação de novos bairros e que estes não possuem as feiras tradicionais. A Feira Itinerante Solidária incentiva além do crescimento dos produtores e a agricultura familiar.

Além dos agricultores, o local contou também com o espaço do artesão, montado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Ao todo, 15 artesões do grupo de Economia Solidária, também do grupo Juntos Somos Fortes, comercializaram peças como bonecas de pano, roupas, sandálias e bijuterias feitas de sementes de açaí, além do grupo do projeto Ecoart com vendas de sacolas recicláveis.

A primeira edição da Feira Itinerante teve, também, a parceria da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), através do Núcleo de Segurança Alimentar que auxiliou os produtores na qualidade, higiene e variedade dos produtos, além do Rurap e Polícia Militar.
FOTOS: Alex Silveira/Secom

Deixe seu comentário


Publicidade