Política

Justiça Eleitoral investiga Socorro Nogueira por suposta fraude documental

Eleita vereadora em Santana, Socorro Nogueira teria supostamente fraudado um requerimento de desincompatibilização junto ao INSS. Se comprovada a fraude, ela terá o registro cassado


Elden Carlos
Da Redação
Eleita vereadora do município de Santana com 1.116 votos no pleito de outubro passado, a servidora pública Socorro Nogueira de Souza (PT) pode ter seu registro de candidatura cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), caso haja comprovação de que houve fraude do documento em que ela pedia sua desincompatibilização do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), órgão em que trabalha, para concorrer no pleito eleitoral de 2016.

O Ministério Público Eleitoral, através do promotor Adilson Garcia do Nascimento, da Promotoria da 6ª Zona Eleitoral, ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), onde mostra que o requerimento de desincompatibilização foi feito duas vezes, e que houve uma tentativa grosseira de fraudar o documento, segundo a denúncia, montado dentro do próprio INSS.

A ação gerou a expedição de um mandado de busca e apreensão no INSS. O mandado foi cumprido por dois oficiais da Justiça Eleitoral.
Ainda na ação impetrada na Justiça Eleitoral de Santana, a acusação ressalta que não existe legitimidade na assinatura de Socorro Nogueira, fato esse que fere de morte a legislação eleitoral vigente.
Como desdobramento das investigações, será realizada perícia grafotécnica e documentoscópica no material. Se ficar provada a fraude na assinatura, Socorro Nogueira será imediatamente cassada. Se não configurar fraude, a vereadora eleita segue no cargo.
A ação tramita na Justiça Eleitoral e poderá ter decisão monocrática e definitiva. Socorro Nogueira é irmã do ex prefeito de Santana, Antônio Nogueira, que está inelegível por 8 anos, devido condenação transitada em julgado, pela Justiça amapaense. A reportagem tentou contato com Socorro, mas ela não foi localizada.
A diplomação dos vereadores, suplentes, prefeito e vice prefeito do município santanense está marcada para esta terça-feira, 6, de acordo com o TRE-AP.

Deixe seu comentário


Publicidade