Cidades

Prefeitura de Macapá intensifica ação de combate ao Aedes aegypti no Brasil Novo

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal, uma das maiores preocupações dos agentes de endemias é em relação à negativa de alguns moradores em permitir que a equipe faça a verificação de seus quintais


Apontado no último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) com médio risco de infestação, o bairro Brasil Novo, na zona norte de Macapá, recebeu nesta segunda-feira, 5, mais uma ação de combate ao mosquito  transmissor da dengue, febre chikungunya, febre amarela urbana e do zica vírus. A atividade, que terá duração de três dias (5, 6 e 7 de dezembro), conta com a participação de 80 agentes de endemias, distribuídos pelas diversas ruas e avenidas da comunidade, onde são feitos os serviços de orientação dos moradores quanto às medidas preventivas de combate ao vetor, a inspeção nas áreas interna e externa dos imóveis para a identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito e o tratamento focal com a aplicação de larvicida.

img-20160916-wa0049De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal, uma das maiores preocupações dos agentes de endemias é em relação à negativa de alguns moradores em permitir que a equipe faça a verificação de seus quintais, bem como os imóveis fechados e terrenos abandonados, que se não forem tratados podem prejudicar todo o trabalho da equipe, uma vez que muitos deles podem apresentar focos do mosquito. Neste primeiro dia de ação, 1.146 imóveis foram vistoriados, 2 apresentando focos do mosquito e 6 precisaram ser tratados com a aplicação de larvicida; um morador se negou a receber a equipe e 118 imóveis deixaram de ser vistoriados pelos agentes devido estarem fechados.

O coordenador municipal de Combate à Dengue explica que até o fim da ação uma nova tentativa de verificação será feita nesses imóveis fechados, buscando assim fiscalizar o maior número de residências possíveis. “A nossa preocupação de retornar a esses imóveis e intensificar cada dia mais essas ações é uma forma de nos prevenirmos para a chegada do inverno, que é algo que nos preocupa muito, uma vez que deixando de ser vistoriado ou tratado, muitos já podem apresentar focos ou possíveis criadouros do mosquito, que se não forem tratados e havendo ovos, podem eclodir com a chegada das chuvas, aumentando a proliferação do Aedes”.

As ações de combate ao vetor são desenvolvidas diariamente em diversos bairros da capital. Já foram vistoriados mais de 141 mil imóveis em toda a cidade. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é que até o fim do ano todos sejam inspecionados pelas equipes de agentes de endemias.


Deixe seu comentário


Publicidade