Nota 10

A performance CEGOS

Na performance, dezenas de executivos, homens e mulheres, trajados a rigor, portando maletas, bolsas, celulares e documentos caminham lentamente cobertos de argila e de olhos vendados


Com produção local da Cia. Ói Nóiz Akí e Coletivo de Artístas, Produtores e Técnicos em Teatro do Estado do Amapá – CAPTTA, o DESVIO COLETIVO, Rede de criadores em cena teatral contemporânea, que atua na fronteira entre teatro, performance e intervenção urbana, realizada em Macapá oficina de Intervenção Urbana, seguida da performance CEGOS, com concluintes da oficina prática e teórica, que ocorrerá no CEU DAS ARTES das 17h:30m as 22h:30m do dia 07 de dezembro do ano em curso. A performance CEGOS, em suas versões POLÍTICA e CONSUMO, serão realizadas no dia 08/12 nas praças da Bandeira e Veiga Cabral, no s horários das 13h:30m e 16h:00m, respectivamente.

cegos1Na performance, dezenas de executivos, homens e mulheres, trajados a rigor, portando maletas, bolsas, celulares e documentos caminham lentamente cobertos de argila e de olhos vendados, misturam-se aos pedestres e desestabilizam o fluxo cotidiano do centro financeiro e político da cidade.  Cegos é uma obra aberta a diferentes leituras: a redução da nossa existência à função produtiva e ao consumo, o excesso de trabalho, o aprisionamento e a petrificação da vida, a automatização do cotidiano, a degeneração ética que se alastra no atual estágio da sociedade. A interação do coro performativo com os espaços que simbolizam o eixo financeiro, político e de consumo, provoca estranhamento crítico na paisagem urbana. O choque visual do efeito de petrificação dos corpos, o comportamento alienado e a extrema lentidão dos movimentos, instigam a reflexão sobre as diversas formas de cegueira, assim como o empobrecimento da experiência humana decorrente do crescente processo de mercantilização das cidades das artes e dos corpos.

Esta obra já participou do Programa Palco Giratório do Sesc, em 2014, circulando em quase todas as capitais brasileiras, além de ter sido contemplada pelo edital da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, dentro do projeto “Cidades em Performance” e circulou em Paris, Amsterdam, Barcelona, Ilha da Madeira e Nova York entre 2013 e 2014. Em 2015 a intervenção representou o Brasil na Quadrienal Internacional de Praga, na República Tcheca, bem como participou da Virada Cultural de São Paulo e do Festival Internacional de Dança de Londrina (PR). Ainda em 2015 o projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, na categoria Circulação, prevendo mais dez apresentações em estados em que ainda não foi realizado, além de ter integrado a programação do 8º Encontro do Hemispheric Institute, em 2013.

OFICINA: INTERVENÇÃO URBANA
7/12- CÉU DAS ARTES
Horário: 17h30 as 19h15 (Oficina teórica) 19h30 as 22h30 (Oficina prática)
Endereço: Avenida Carlos Lins Cortes, sem número, bairro Infraero II.
PERFORMANCE CEGOS
Versões Político e Consumo – 08/12

13h30 Político –Praça da Bandeira

16h Consumo – Praça Veiga Cabral


Deixe seu comentário


Publicidade