Cidades

Apresentados os novos agentes de endemias cedidos pelo Estado

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresentou na manhã desta sexta-feira, 9, no auditório da Guarda Civil Municipal de Macapá, os novos agentes de endemias  que irão compor a equipe do Programa de Controle da Dengue. Na ocasião, foi entregue os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S), necessários para a execução dos trabalhos. A contratação temporária […]


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresentou na manhã desta sexta-feira, 9, no auditório da Guarda Civil Municipal de Macapá, os novos agentes de endemias  que irão compor a equipe do Programa de Controle da Dengue. Na ocasião, foi entregue os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S), necessários para a execução dos trabalhos.

A contratação temporária desses profissionais (contrato de 6 meses,  podendo ser prorrogado por mais 6 meses) se deu por meio de um acordo firmado no início do ano, no Palácio do Setentrião, entre Estado, Exército Brasileiro, Ministério Público, Ministério da Saúde e Município, por intermédio de assinatura de um Termo de Ação Integrada, que garantiria a realização de processo seletivo e contratação por parte do Governo do Amapá, e a contrapartida da prefeitura em garantir os EPI’S para esses agentes, que após a contratação passariam a atuar no Programa de Controle da Dengue.

“Foi até uma surpresa para toda a nossa equipe a chegada desses novos profissionais na Semsa, na última quarta-feira, 7, pois já esperávamos isso há alguns meses e não tínhamos tido qualquer posicionamento do Estado em relação ao assunto. Com a contratação desses novos agentes, nosso trabalho de campo será ainda mais intensificado”, disse a coordenadora de Vigilância em Saúde do Município, Gisela Cezimbra.

“A partir de agora, a expectativa é das melhores. Muita ansiedade para começar a trabalhar. Desde maio, quando começou o processo seletivo, estávamos nessa ansiedade da contratação, e mesmo sendo temporário ajudará e muito todos nós aqui. É uma nova experiência, uma nova atividade, e esperamos que após esses primeiros seis meses possamos conseguir renovar o contrato por mais 6”, comentou o agente de endemias Carlos Eduardo Pereira.

O Município já possui 110 profissionais atuando na área, com ações de combate ao mosquito em todos os bairros da capital. “Com a apresentação dos novos agentes e a entrega dos EPI’S, foi feita a distribuição das equipes por áreas de atuação, zonas norte, sul e central, em 16 equipes, compostas por agentes e coordenadores de área, o que nos possibilitará cobrir 68 bairros da capital”, pontuou o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Kilder Vidal.

Os profissionais receberam as últimas orientações sobre as tarefas a serem feitas em campo, como verificação e eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, como orientar os moradores sobre as formas e prevenção, como utilizar o larvicida e em que situação deve ser utilizada, bem como a forma de abordagem dos moradores ao chegarem às residências.

Na segunda-feira, 12, esses 87 novos agentes iniciam os trabalhos em campo, sempre acompanhados de seus coordenadores, que orientarão nas primeiras semanas sobre a realização de suas tarefas.


Deixe seu comentário


Publicidade