Turismo

Do Amapá para a Paraíba: casal descobre os encantos de João Pessoa

Cumplicidade. O viajantes Matias e Jil têm como cenário desta viagem a ensolarada João Pessoa, capital da Paraíba e que representa muito bem a tradição do Nordeste como destino turístico de um país gigante por natureza e de encantos mil.


O Estado do Amapá é lindo, mas dar uma voltinha por esse Brasilzão de meu Deus, também vale a pena. Três dias foram suficientes para o jornalista Everlando Mathias e a esposa Jilciene Sousa, conhecerem um pouco da cultura, do artesanato e das maravilhas de uma importante parte do Nordeste, a ensolarada João Pessoa capital da Paraíba. “Eu recomendo”, resume Matias, na abertura de seu Diário de Bordo, compartilhado a seguir:
“A cidade reúne ruas arborizadas, orla preservada pela legislação que limita a altura dos prédios, povo hospitaleiro e belas praias, Tambáu, bastante movimentada em função da proximidade dos hotéis e das águas calmas e mornas. Para atrair os visitantes, as barracas apostam na trilha sonora. Bastante concorrido, o calçadão é point para caminhadas no início da manhã. A praia do Cabo Branco, preferida dos moradores de João Pessoa, é bastante extensa e repleta de barracas confortáveis e distantes umas das outras e a praia do Bessa, com sua vegetação de restinga e os coqueiros que emolduram e embelezam a praia.
Para quem procura agito, Bessa é a mais indicada, reunindo as barracas mais movimentadas da orla em toda a sua extensão. Porém, há trechos bastante sossegados, perfeitos para quem pretende apenas relaxar. No total são doze praias pra você escolher, tomar banho a vontade e se divertir. O turismo em João Pessoa, não se resume às praias urbanas como Tambaú e Cabo Branco, estende-se também para as belas e selvagens praias do litoral Sul, como Coqueirinhos, cercada por coqueiros e falésias; Tabatinga, com uma das mais agradáveis barracas da região.
Para os mais afoitos, como dizem os nordestinos, bem ali está Tambaba, o mais consagrado endereço naturista do Brasil. Já o litoral Norte é point dos surfistas. As águas não são tão claras quanto as do litoral Sul, mas formam excelentes ondas. Quem viaja com crianças deve incluir no roteiro um mergulho nas piscinas naturais de Picãozinho, repletas de peixes coloridos.
A tranquilidade da orla de João Pessoa traz a sensação de um pacato balneário. A infraestrutura, entretanto, nos faz lembrar que estamos em uma capital de um Estado à beira-mar, com praias que oferecem quiosques organizados e areias limpas, além de delícias da culinária do sertão”.

Aéreo – A nota ruim da viagem de Matias e Jil fica por contra das opções para o trecho aéreo entre Macapá e João Pessoa, pela TAM, com uma conexão de 10 horas em Brasília, totalmente inaceitável. E desgastante.

 

 

“A tranquilidade da orla de João Pessoa traz a sensação de um pacato balneário, mas a infraestrutura é de capital a beira-mar”.

 

 

A tranquilidade da orla de João Pessoa traz a sensação de um pacato balneário. A infraestrutura, entretanto, faz lembrar uma capital de um Estado à beira-mar, com praias que oferecem quiosques organizados e areias limpas, além de delícias da culinária do sertão, com carne-de-sol e de bode, macaxeira, arroz de leite e feijão-de-corda e manteiga de garrafa.

 

 

Um dos cartões-postais da cidade que você não pode deixar de visitar e levar uma boa foto de lembrança é o Farol do Cabo Branco, sinaliza que João Pessoa é o ponto oriental extremo das Américas – em suas praias, o sol nasce primeiro. Acordamos cedo para conferir o slogan “o sol nasce primeiro em João Pessoa”,  relata o jornalista Everlando Matias.

 

Gastronomia recheada de tradição e sabores

Como não poderia deixar de ser, a viagem dos turistas amapaenses pela ensolarada João Pessoa também produziu um importante relatório gastronômico, digamos assim, afinal como toda cidade nordestina que se preze tem como carro-chefe uma dieta calórica, mas energética. Segue o relato do jornalista Everlando Matias em seu Diário de Bordo: “À base de carne-de-sol e de bode, macaxeira, arroz de leite e feijão-de-corda e manteiga de garrafa. Na capital a pizza encontra uma concorrente à altura: a tapioca, de vários sabores e tamanhos, as receitas típicas são encontradas em restaurantes especializados na cozinha regionalAcompanhado da minha esposa, Jilciene Sousa, provamos um pouco desse variado cardápio, que você encontra na feirinha de Tambaú, que nos fins de semana tem barraquinhas de quitutes regionais. O bairro, aliás, juntamente com Manaíra e Cabo Branco, reúne os principais restaurantes da cidade. E não encerre as refeições antes da sobremesa. Além da tradicional rapadura, as opções trazem doces de frutas típicas como caju, cajá, abacaxi, mamão com coco… de comer ajoelhado oxente!”

 

Pôr-do-sol ao som do Bolero de Ravel encanta e mociona turistas na Paraíba

Um dos cartões-postais da cidade que você não pode deixar de visitar e levar uma boa foto é o Farol do Cabo Branco, sinaliza que João Pessoa é o ponto oriental extremo das Américas – em suas praias, o sol nasce primeiro. Acordamos cedo para conferir o slogan “o sol nasce primeiro em João Pessoa”,  é uma maravilha que mereceu registro. Pular da cama cedinho é fundamental para curtir as praias, que a partir das 15 horas começam a ter o movimento reduzido, já que o amigo sol também se esconde mais cedo, por volta das cinco da tarde. E lá o pôr do sol ganhou trilha sonora. Todos os dias, quando o astro-rei mostra os últimos raios, na praia fluvial do Jacaré, o saxofonista “Jurady do Sax” entoa nada menos que o “Bolero de Ravel”. O espetáculo acontece por volta das 17 horas e atrai moradores e turistas que lotam os vários bares à beira-rio. Tem que chegar cedo! Na cidade existe 23 hotéis e pousadas com valores diferentes. Não estava com dinheiro para extravagâncias então escolhemos o Tropical Tambaú, bem localizado, entre a areia da praia de Tambaú e seus ricos jardins, piscinas e acesso exclusivo à praia. Dispondo de uma bela paisagem, os quartos climatizados ficam de frente para o oceano ou o jardim. Não esqueça de guardar espaço na mala na hora de escolher as lembranças da Paraíba que serão levadas para a casa, vale apostar nas peças do artesanato típico da região, grande parte produzida no interior. Minha esposa Jilciene encheu as malas. E as lembranças são muitas: redes estampadas, imagens de santos em estopa, garrafinhas de areia colorida, cangaceiros em argila, jóias com conchas, bordados em renda e camisas com frases nordestinas confeccionadas de algodão colorido uma das marcas da Paraíba, todas reunidas na feirinha de artesanato de Tambaú, o Mercado de Artesanato Paraibano, com 120 lojas.

 

 

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade