Ulisses Laurindo

Rússia sob ameaça de banimento


O esporte está sempre muito ligado às pessoas e, a cada dia tem grandes novidades, umas boas outras más. A última é de entristecer. Um congresso de desportistas de vários países reunidos na Irlanda, decidiram propor às entidades mundiais que eliminem a Rússia das competições mundiais, como reação a atitude daquela nação de institucionalizar o dopping em seus atletas. A principio, a denuncia é que algumas modalidades olímpicas ou não, usavam o artifício, suspeita que foi comprovada através de associações que cuidam da matéria. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, vários atletas foram impedidos de competir, devido a confirmação de que eram usuários das drogas. Normalmente, o caso de dopagem ocorre em grupos isolados, diferente dos russos, que tornaram o vício em caráter oficial. Entidades como Fifa, COI e outros órgãos internacionais é que terão a missão de levar avante a proposta de banimento de vez dos atletas russos

Copa a três
Outra novidade no campo esportivo é a proposta junto, à Fifa, de dirigentes dos Estados Unidos, Canadá e México realizarem a Copa do Mundo de Futebol de 2026 de forma conjunta, a exemplo do que já fizeram Coréia e Japão, em 2002. Provavelmente, a iniciativa é para dividir os custos do mega evento com a necessidade de vários complexos de estádios, agora para agregar 48 seleções, conforme proposta da Fifa. Entendem os países que para um só é tarefa demasiada. Vejam o exemplo do Brasil. Embora tivesse boa parte dos estádios, o país investiu pesado em novas construções que geram despesas adicionais e desmandos políticos.

Ronaldinho Gaúcho
Há mais de dois foram dos gramados, o jogador Ronaldinho Gaúcho poderá vestir a camisa do Nacional, do Uruguai, durante a Copa Libertadores em 2017. É que o presidente do clube uruguaio disse que espera contar o RG7 na disputa da Copa, considerando que não está maluco em contratar o brasileiro, ídolo mundial. O Nacional está na chave com a Chapecoense, Lanús (Argentina) e Zulia, (Venezuela)

Messi
Continua rendendo a ausência de Messi na premiação de melhor do mundo. O Barcelona alegou a não ida de Messi e de outros jogadores decorreu de reservar a equipe para o jogo decisivo pela Copa do Rei contra o Atlético de Bilbao, cuja derrota na partida de ida tem que ser revertida. Essa, pelos menos, foi a informação do treinador Luís Enrique.