Heraldo Almeida

Conheça o que é a Piracema


A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.

Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza. Esse processo é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que o esforço físico aumenta a produção de hormônios e causa a queima de gordura. Os testículos dos peixes machos nesse período aumentam de tamanho, ficando repletos de sêmen. No momento da fecundação, que ocorre externamente, a fêmea lança óvulos na água, enquanto o macho lança os espermatozóides diretamente sobre eles. Após esse momento, os peixes descem novamente o rio. Vale destacar que ovos e larvas também fazem a viagem no sentido contrário ao da piracema enquanto amadurecem. No nosso país, esse processo ocorre nas épocas de chuvas de verão, que causam o aumento do nível dos rios.

Um grande obstáculo à piracema é a presença de barragem. Os peixes, ao tentarem subir o rio, encontram esse obstáculo e, muitas vezes, ferem-se gravemente, além de ficarem muito exaustos. É nesse momento que muitos predadores se fartam de alimento. Mesmo quando os peixes conseguem se reproduzir, as larvas e ovos não conseguem sobreviver nos reservatórios. Além disso, há as turbinas que podem causar a morte tanto dos peixes quanto dos ovos e larvas.

Vale destacar que, geralmente, as barragens apresentam sistemas para a transposição de peixes com a finalidade de diminuir os impactos relatados. Esses sistemas consistem normalmente em uma espécie de escada que facilita a subida e descida dos peixes, úteis nos países do Hemisfério Norte, entretanto, nos países da América do Sul, não teve tanto sucesso.

 

Folia
Bloco carnavalesco “Aki Nós Bebi Aki Nós kai” vai realizar o 3º Baile de Carnaval de Salão.
Dia 18 de fevereiro, na sede do Sindsep, a parte das 22h. Informações: 98129-7903 e 99119-4922.

Rainha
Tradicional concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Amapaense vai acontecer no dia 18 de fevereiro, na sede do Trem Desportivo Clube, idealizador do baile.
Onze candidatas concorrendo.

Agenda
Projeto “Roda de Batuque” está de volta com o “Grupo Bandáia” no primeiro evento de 2017.
Todos os domingos, 18h, no “Bar do Nego”, ao lado do Trapiche Eliezer Levy, na orla de Macapá.

Abandono
Cidade do Samba está abandonada e na escuridão. Nenhuma atividade está sendo realizada no local.
Vizinhança está preocupada com assaltos e outros crimes, e pede providências.
A responsabilidade pelo local é da Liga das Escolas de Samba (Liesap).

“Eu sou Daqui”
Nome do show que os cantadores Amadeu Cavalcante e Branda Melo vão realizar, no dia 3 de fevereiro (véspera do feriado), no bar “O Barril”. Uma homenagem aos 259 anos da cidade de Macapá (4 de fev.).
Convidados especiais: Zé Miguel, Banda Placa, Rambolde Campos e Nani Rodrigues.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton silva, às 22h. Informações: 99126-6262 e 98119-2790.

Circuito
Vem aí a 8ª edição do circuito Carnaval Beira Rio, com participação de vários blocos carnavalescos.
São eles: É Noiz, GDM Folia, Fefam Folia, Tomaladacá, Charqueiros, Nana Banana, Bloco Beijo.
Dias 18 e 19 de fevereiro, na Praça Isaac Zagury, a partir das 20h. Informações: 99206-6402 e 99133-4356.

Candidata
A jovem Bruna Souza é a representante da escola de samba Piratas Estilizados no 35º concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Amapaense.
O evento vai acontecer no dia 18 de fevereiro, na sede do Trem Desportivo Clube, às 22h.