Cidades

Mototaxistas cobram rigidez na fiscalização contra clandestinos

Sindicato dos mototaxistas afirma existir cerca de 2 mil concessões para exploração do serviço


Dezenas de mototaxistas legalizados fizeram uma manifestação pacífica na manhã desta terça-feira (17) em frente à Prefeitura de Municipal de Macapá para cobrar do poder público o rigor no combate ao serviço de transporte clandestino que vem gerando uma série de problemas para a classe.

De acordo com os trabalhadores, existem cerca de 2 mil concessões expedidas pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) para exploração regular do serviço na capital, mas o número de clandestinos é cerca de duas vezes maior.

“Pagamos impostos, licenças e somos obrigados a manter nossos equipamentos em dia. Tudo isso tem custos e o município tem uma grande arrecadação sobre isso, então, não é justo que os ‘clandestinos’ ocupem nossos espaços, lucrem com o serviço, não contribuam com um centavo e ainda coloquem a vida das pessoas em risco, sim, porque muita gente que faz corridas clandestinamente sequer tem habilitação. Em caso de um acidente com um mototaxista legalizado, o cidadão terá a certeza de que ele terá direito, por exemplo, ao seguro DPVAT, enfim.

Queremos rigor nas fiscalizações, a apreensão das motos e recolhimento desses veículos”, disse o mototaxista Vadinho Pedrosa, de 48 anos.

Do prédio da prefeitura, na Avenida FAB, os trabalhadores seguiram para a sede da CTMac, no bairro Alvorada, onde a manifestação continuou. O novo presidente da entidade, André Lima, recebeu uma comissão de mototaxistas, e, depois, em carro de som dos próprios manifestantes, se comprometeu em tomar as medidas necessárias para combater o transporte irregular.

“Já recebemos a pauta dos trabalhadores e vamos dar encaminhamento. É importante afirmar que já estamos atuando com a Guarda Municipal em alguns locais devidamente mapeados, e que foram identificados como pontos desses clandestinos. Vamos aumentar as blitz e pedir apoio, inclusive, da própria Polícia Militar (PM) para combater essa prática. Penso que trabalhando de forma integrada nós conseguiremos, de forma eficaz, tirar os clandestinos de circulação”, afirmou.

Reportagem e fotos: Valdo Sales


Deixe seu comentário


Publicidade