Heraldo Almeida

Centro Nacional de Arqueologia


A proteção dos bens de natureza arqueológica está presente, desde a criação do Iphan, no texto do Decreto-Lei nº 25, de 1937, e são reconhecidos como parte integrante do Patrimônio Cultural Brasileiro pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 216.

A criação do Centro Nacional de Arqueologia (CNA) – como Unidade Especial e integrante do Comitê Gestor do Instituto – atendeu à necessidade de fortalecimento institucional da área de gestão do patrimônio arqueológico, no Iphan, sendo normatizada pelo Decreto nº 6.844, de 07 de maio de 2009.

Cabe ao CNA a elaboração de políticas e estratégias para a gestão do Patrimônio Arqueológico Brasileiro, a modernização dos instrumentos normativos e de acompanhamento das pesquisas arqueológicas que, em duas décadas, aumentaram de cinco para quase mil ações por ano.

Entre as principais atividades do Centro estão o desenvolvimento de ações de acautelamento (tombamento e proposição de medidas diversas para a proteção e valorização do patrimônio arqueológico); a autorização e a permissão para realização de pesquisas arqueológicas, o acompanhamento e fiscalização dessas pesquisas; e a implementação de diversas ações de socialização do patrimônio arqueológico. (www.portal.iphan.gov.br)

 

Mais tocadas
Músicas de artistas amapaenses estão na seleção das mais tocadas na rádio roraimeira (RR) de 2016.
“Coração Benedito” (Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes) do CD “Tática de Brenda Melo; “E Reguem Flores” (Enrico Di Micele e Joãozinho Gomes) do CD “Amazônica Elegância”, da dupla; “Perola Azulada” (Zé Miguel e Joãozinho Gomes) do CD 4.0 (Zé Miguel). Parabéns.

“Eu sou Daqui”
Nome do show que os cantadores Amadeu Cavalcante e Branda Melo vão realizar, no dia 3 de fevereiro (véspera do feriado), no bar “O Barril”. Uma homenagem aos 259 anos da cidade de Macapá (4 de fev.).
Convidados especiais: Zé Miguel, Banda Placa, Rambolde Campos e Nani Rodrigues.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton silva, às 22h. Informações: 99126-6262 e 98119-2790.

Banzeiro
Sexta, 20, inicia os ensaios do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, na praça Floriano Peixoto, 19h.
É preparação para o cortejo do dia 4 de fevereiro, aniversário da cidade de Macapá.

Cidade Fantasma
Cidade do Samba está abandonada pelas escolas de samba. Nenhum trabalho está sendo realizado no local.
A escuridão geral facilita as ações de vândalos e amedronta a população. E quando a imprensa se manifesta “eles” dizem que é do contra. Adoram que continue como está.

Realidade
A solução para tentar salvar o desfile das escolas de samba não está na mudança de datas e mês, pois o problema é muito maior, há anos.
A falta de profissionalismo, politicagem, acordos, monopólio, organização, planejamento, são alguns dos empecilhos.

 Rainha
Tradicional concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Amapaense vai acontecer no dia 18 de fevereiro, na sede do Trem Desportivo Clube, idealizador do baile.
Onze candidatas concorrendo.

Imperdível
Juntos, o rei da Zankerada, Finéias Nellutty e o rei do Carimbó, Pinduca, farão dois shows no Amapá.
Em Macapá, dia 10 de fevereiro, no Clube do Arrocha (antigo Biroska) e em Santana, na Dimpu’s Club, dia 11 às 23h. Informações: 98137-3130 e 99142-2061.

Nem aí
Informando alguns produtores e artistas que a mídia (propaganda) de eventos, seja no rádio, TV, jornal, redes sociais, etc…também é uma forma de patrocínio.
É preciso ser justo com quem é parceiro.