Ponto e Vírgula

Simulado


Tragédia
Seis pessoas de uma mesma família amapaense morreram na segunda (16) em um acidente de carro na BR 010, no Maranhão. A família havia viajado de férias. Um buraco na pista teria provocado o acidente fatal.

Federal
Secretário Ericlaudio Alencar (Sejusp) está em Brasília onde mantém encontro com Ministro da Justiça. Alencar disse que iria apresentar um projeto para passar à União a direção do futuro presídio de regime fechado.

Revolta
Um homem foi espancado na zona norte de Macapá após assaltar os passageiros de um ônibus. Na fuga, motoqueiros perceberam que a arma seria um ‘simulacro’. Surra para dar em 20 ele [ladrão] apanhou sozinho.

Morte
Iapen registrou um assassinato na segunda-feira (16). Vítima era um detento preso por assalto. Ele teria mexido com a esposa de outro preso, o que na cadeia é punido com rigor pelo ‘Tribunal do Crime’.

Caso isolado
De acordo com direção do Iapen, morte de dentro que ocupava cela com outros 16 presos no P1, nada tem a ver com possíveis facções. Caso foi uma ação isolada, provocada pela quebra do ‘código de conduta’ dos presos.

Suspensão
Prefeito de Santana, Ofirney Sadala, suspendeu por 90 dias o pagamento a fornecedores. Intenção é contingenciar gastos para atualizar salários atrasados. Dívida deixada é de R$ 9.509.733.

Cinomose
A Secretaria Municipal de Saúde de Oiapoque iniciou uma investigação para apurar as mortes de pelo menos 1,5 mil cães vítimas. Animais, supostamente, teriam sido vítimas de uma doença conhecida como cinomose.

Extinção
A doença, que não atinge o homem, é fatal para os animais. O vírus teria vitimado pelo menos 50% da população canina da cidade de Oiapoque.

 

Rapidinhas
O amapaense, que ao longo de 2016, pagou 10,46% a mais no custo de itens de alimentação, vestuário e serviços, segundo mostra o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), divulgado pela Seplan.

O IPC calcula o valor de venda de produtos em sete grupos: alimentação, despesas pessoais, habitação, móveis e equipamentos, saúde, transportes e vestuário. Analisando por grupo, vestuário foi o que apresentou a maior variação do mês registrando o índice mensal de 2,78%. 

O segundo grupo com maior variação de preços foi o de despesas pessoais que representou variação de 1,26%. O grupo saúde e cuidados pessoais deteve a terceira maior variação nos preços, com 1,14%. O de habitação ficou com a quarta variação no mês, com 1,08%.

Já alimentação somou 0,83% e móveis e equipamentos foi a segunda menor variação ficando negativa (-0,33%), atrás somente de transporte, que ficou com -1,49%.