Heraldo Almeida

35 anos sem Elis Regina


Na manhã do dia 19 de janeiro de 1982 morria, aos 36 de idade, Elis Regina, lendária cantora que deixou uma marca indelével na história da música brasileira. Conhecida por sua voz incomparável e capacidade interpretativa das canções, além do gênio forte.

Elis Regina foi encontrada caída no chão de seu apartamento, no Jardim Paulista, bairro nobre de São Paulo, pelo então namorado, o advogado Samuel MacDowell. Levada ao vizinho Hospital das Clínicas, já chegou sem vida.

A causa da morte: uma mistura letal de cocaína e álcool. Na época, os familiares de Elis contestaram o laudo médico, na tentativa de proteger sua imagem. “Ela foi vítima de uma overdose. Não há mistério. Não há polêmica”, afirma Regina Echeverria, amiga da cantora e autora da biografia “Furacão Elis”. “Eu sei que a família não gosta de discutir esse assunto. Mas não podemos mentir sobre a morte dela”, detalhou a amiga.

Para muitos, Elis foi a maior cantora brasileira de todos os tempos. Incomparável em técnica e garra, a “Pimentinha”, o “Furacão Elis”, como era chamada, lançou compositores como João Bosco e Aldir Blanc, Renato Teixeira, Fátima Guedes. Foi a primeira pessoa a inscrever sua voz como instrumento na Ordem dos Músicos.

Em 1956, passou a integrar o elenco fixo do programa, Clube do Guri, da Rádio Farroupilha de Porto Alegre. Em 1959, assinou seu primeiro contrato profissional com a Rádio Gaúcha também de sua cidade natal.

Em 1965, venceu o 1º Festival Nacional de Música Popular Brasileira (TV Excelsior) com “Arrastão” (Edu Lobo e Vinicius de Moraes). Dois dias depois, estreou no Teatro Paramount (SP) o show “Elis, Jair e Jongo Trio”, que, gravado ao vivo, se tornou o LP “Dois na Bossa”. Com sucesso do disco, ela e Jair Rodrigues estrelaram o histórico programa semanal “O Fino da Bossa”. A partir daí não parou mais e se tornou a melhor intérprete brasileira.

A artista teve sua vida retratada recentemente no filme “Elis”, dirigido por Hugo Prata. (www.educacao.uol.com.br.)

 

Samba
Dia 3 de fevereiro, véspera do aniversário de Macapá, tem projeto Samba no Mercado Central, a partir das 19h.
Grupos de samba e pagode, Marabaixo e outras artes. Boa agenda.

Ratos e urubus
Enredo da escola de samba Beija Flor de 1989 (RJ), “Ratos e Urubus Larguem Minha Fantasia”, está se repetindo pelas bandas “de cá”.
Só que eles preferem que os ratos e urubus não larguem nada.

Teatro
Espetáculo “As Domésticas” está de volta no Teatro das Bacabeiras, dia 29 de janeiro, às 20h.
A realização é da Cia. Teatro do Riso.

Banzeiro
Nesta sexta, 20, tem ensaio do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, na praça Floriano Peixoto, 19h.
É preparação para o cortejo do dia 4 de fevereiro, aniversário da cidade de Macapá.

“Eu Sou Daqui”
Nome do show que os cantadores Amadeu Cavalcante e Branda Melo vão realizar, no dia 3 de fevereiro (véspera do feriado), no bar “O Barril”. Uma homenagem aos 259 anos da cidade de Macapá (4 de fev.).
Convidados especiais: Zé Miguel, Banda Placa, Rambolde Campos e Nani Rodrigues.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton silva, às 22h. Informações: 99126-6262 e 98119-2790.

Rainha
Tradicional concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Amapaense vai acontecer no dia 18 de fevereiro, na sede do Trem Desportivo Clube, idealizador do baile.
Onze candidatas concorrendo.

Imperdível
Juntos, o rei da Zankerada, Finéias Nellutty e o rei do Carimbó, Pinduca, farão dois shows no Amapá.
Em Macapá, dia 10 de fevereiro, no Clube do Arrocha (antigo Biroska) e em Santana, na Dimpu’s Club, dia 11 às 23h. Informações: 98137-3130 e 99142-2061.

Destaque
Cantora amapaense Mayara Braga, já está selecionando repertório para gravação de seu primeiro CD, com temática e linguagem amazônica.
Merece o destaque e o registro da coluna.