Douglas Lima

Perigo

O Centro de Segurança Institucional e Inteligência do MP-SP (Ministério Público de São Paulo) registra que no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) existem pelo menos 160 integrantes do PCC, a facção criminosa. Há também vestígios de existência, no Iapen, das presenças do Comando Vermelho e Família do Norte.


De teatro
Em meio à crise, o riso é bom para o psicológico das pessoas. Rir não somente, mas também gargalhar. Quem curte teatro, sabe muito bem que em Macapá uma fábrica de riso é a peça ‘Bar Caboclo’, do Grupo Língua de Trapo. O pessoal é bom, mesmo. Há mais de 20 anos em cartaz, sempre se renova, atualiza-se, encenando piadas apetitosas, saborosas e altamente risíveis. O bom é que tudo é feito nos contextos político e social do momento. Cada espetáculo do Bar Caboclo é imperdível, memorável. Mas não é só o Língua de Trapo que faz o povo rir e gargalhar em Macapá. A Cia Teatro do Riso apresentará no Teatro das Bacabeiras, dia 29 próximo, uma das suas marcas registradas, o espetáculo ‘As domésticas’. Um encanto pra quem gosta de rir, rir, rir… sem parar. ‘Seu Portuga’ é outra fonte de sabedoria teatral, produção nossa, amapaense. A peça, como Bar Caboclo, também há mais de 20 anos nos palcos, é riso do começo ao fim com as trapalhadas do Seu Portuga. O trabalho é tão bom que recentemente esteve em Portugal, lá na Europa. O teatro local ainda tem muito mais coisas, como ‘Seu Pinto’, por exemplo, em que um casal discorre sobre a crise conjugal por qual passa. O marido safado chega à conclusão de que a culpa do comportamento dele é o pênis, o Seu Pinto, e então resolve cortá-lo com uma faca. Mas a mulher, apesar do peso dos chifres, corre desesperada e impede a castração. Em seguida, abaixam-se as cortinas.

Mulher

Desembargadora Stella Ramos, que em março assumirá a Presidência do Tjap, já sente o cargo, antecipadamente. Em virtude de ausência da presidente Sueli Pini, ela está como titular do Tribunal de Justiça, uma vez que é vice presidente desse poder, e ainda corregedora.
Stella é goiana de Quirinópolis. A desembargadora emplaca uma situação inédita no Tjap. É a primeira mulher vice presidente. A desembargadora Sueli Pini, por sua vez, é a primeira presidente do sexo feminino.
Como presidente em exercício, Stella Ramos conduz, hoje, cerimônia de lançamento do Calendário de Jornadas Terrestres e Fluviais do Programa Justiça Itinerante para o exercício de 2017.
A desembargadora, aliás, também emplaca um outro ineditismo na história do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá. Será o primeiro titular a ocupar o cargo, sub judice. Stella é desembargadora sustentada por liminar da ministra Rosa Weber, do STF, que derrubou decisão do CNJ que, por seu turno, invalidara a escolha da goiana para o desembargo.

Novidades
Com ele próprio sendo uma novidade, já que ocorrerá depois de 25 anos, o concurso público da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá trará embutida uma outra novidade: oferecimento de vagas para a Polícia Legislativa.
Surpresa?
Até certo ponto, sim, porque por estas bandas nortistas não existe Polícia Legislativa. Todos os estados da região têm as suas assembleias guarnecidas por policiais militares, uma dependência que prejudica as PMs tão carentes de pessoal nas ruas.
Segundo informação da comunicação da Alap, o concurso público pode ser realizado no segundo semestre do ano em curso.


Deixe seu comentário


Publicidade