Cidades

Encontro discute demandas para implantação de Escola Militar

O modelo de Escola Militar com gestão compartilhada é vista com bons olhos


A Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, localizada no bairro Pantanal, Zona Norte da capital, terá, este ano, a gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP). Nesta segunda-feira, 23, a unidade de ensino recebeu visita técnica dos dois órgãos com o objetivo de avaliar as principais demandas e infraestrutura do local.

Na oportunidade, a titular da Seed, Goreth Sousa, o comandante do CBM-AP, coronel Wagner Coelho, acompanhados da comissão pedagógica da corporação, conheceram os ambientes, as necessidades da escola, e conversaram com o diretor da unidade, Ozias Moraes. A escola possui salas de ensinos Fundamental e Médio, além de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando cerca de 1,2 mil alunos.

“Nossa intenção é conhecer as principais demandas e infraestrutura para que possamos garantir que o ano letivo de 2017 inicie com as condições necessárias”, enfatizou a secretária. A Escola Risalva Freitas do Amaral está inserida no cronograma de manutenção das escolas que estão recebendo reparos antes do início das aulas.

Para o coronel Wagner Coelho, a Escola Militar permitirá que os alunos conheçam e pratiquem noções de cidadania e defesa civil, por meio de matérias transversais que serão somadas às matérias regulares do currículo escolar. Também será da rotina da escola, cantar os hinos e o culto à Bandeira Nacional.

O modelo de Escola Militar com gestão compartilhada é vista com bons olhos pela comunidade escolar, segundo o diretor Moraes. “Os pais estão muito ansiosos com a implantação da Escola Militar, pois esperam que a metodologia dê mais disciplina e responsabilidade aos jovens.

Segundo o CBM, os alunos farão parte de projetos sociais já desenvolvidos pela instituição, bem como usarão uniforme padronizado característico. Haverá, ainda, o apoio de 20 monitores com formação pedagógica, que contribuirão para a organização do ambiente e disciplina no espaço escolar. A proposta é agregar uma coordenação disciplinar que auxilie os estudantes na mudança progressiva para adaptação ao modelo militar.


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