Cidades

Municípios festejam marcas culturais e históricas

Mazagão e Calçoene vivem dias de festa. Mazagão, pelos 247 anos de fundação da histórica e cultural Vila de Mazagão Velho, e Calçoene, pelos 61 anos de criação do município.


Nesta segunda-feira, 23, ocorre o ápice da festa em Mazagão Velho, fundada em  1770 com a chegada de 160 famílias procedentes de Mazagão, no Marrocos, em fuga de ataques mouros que ameaçavam aniquilar aquela então colônia portuguesa.
O ato de criação da Vila foi assinado pelo rei português na época, dom José I. O aglomerado humano foi a origem da criação do município de Mazagão, acontecida 120 anos depois, em 1890. O lugar é distante de Macapá a aproximadamente 70 quilômetros.
Mazagão Velho é uma das referências do estado do Amapá pelas suas festas tradicionais e religiosas, entre elas a de São Tiago, que mistura sincretismo religioso, cavalhada e teatro a céu aberto, numa lembrança às batalhas entre cristãos portugueses e mouros na Mazagão africana.
A Vila também se destaca como sítio arqueológico, com a descoberta, já agora no início do século XXI, da ‘Cidade Perdida’, um conjunto das ruínas de uma igreja datando da fundação da Vila e 52 ossadas dos primeiros moradores, enterradas em alicerces. Arqueólogos supõem que há uma cidade no entorno da igreja, mas as escavações não prosseguem por falta de recursos.
A programação de aniversário da Vila de Mazagão Velho foi aberta nesse domingo, 23, no balneário da localidade. Nesta segunda, 23, houve Missa pela manhã com a presença do governador Waldez Góes e outras autoridades.
Durante todo o dia a programação prossegue com atividades esportivas e culturais, além do lançamento da Revista Catálogo, do jornalista Gabriel Penha, que resgata a história de Mazagão Velho em textos e fotografias.  A previsão de encerramento dos festejos é as 6h da manhã desta quarta-feira, 24.

Calçoene
O município de Calçoene foi criado em 1956, depois de ter sido um dos protagonistas da disputa entre Brasil e França pelas terras do Norte brasileiro. Antes chamado Cachoeira do Firmino, Calçoene ficou pertencente ao Brasil, a exemplo de Oiapoque, que em 23 de maio terá completados 72 anos de município.
Para falar sobre os festejos de aniversário, a secretária municipal de educação e cultura de Calçoene, Francisca Antônia da Costa, esteve na manhã desta segunda-feira, 23, no programa LuizMeloEntrevista (Rádio Diário FM 90,9).
A secretária informou que o aniversário do município transcorre dia 25, quarta-feira, mas a programação da festa vem sendo executada desde a semana passada com a realização da ‘Taça Cidade de Calçoene’, envolvendo competições ciclísticas e de atletismo, além de futebol.
Na quarta-feira, a culminância da programação de aniversário de Calçoene, haverá Corrida Rústica, masculina e feminina, durante o dia. À noite, a partir das 18h30, haverá, sequencialmente, show gospel, entrega da premiação aos vencedores da Taça Cidade de Calçoene, fala de autoridades, corte do bolo de aniversário de 13 metros de comprimento e atrações culturais com a presença de artistas locais e de Macapá, além da Banda Doce Tentação e do Batidão do Melody , ambos de Belém do Pará.  (Texto Douglas Lima)


Deixe seu comentário


Publicidade