Esportes

Professor de jiu-jitsu busca apoio para construir espaço de projeto social

Atualmente, o projeto atende em torno de 40 crianças e adolescentes num pequeno pátio na frente da casa do professor, onde ele executa há dois anos. “Atendemos crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos. Mas, também abrimos espaço para jovens de 16 e 17 anos e até adultos que se interessam pelo jiu-jitsu”, informou o professor.


O professor de jiu-jitsu Mardem Brito Soares, 35 anos, busca apoio de voluntários para construir um espaço ao lado da casa dele, para melhorar as condições de um projeto social de jiu-jitsu chamado Geração Arte Suave (G.A.S.), no bairro do Muca, na Zona Sul de Macapá. A área mede 9x6m e até agora ele só conseguiu aterrar. Faltam materiais de construção como cimento, tijolo, telha e outros.

Atualmente, o projeto atende em torno de 40 crianças e adolescentes num pequeno pátio na frente da casa do professor, onde ele executa há dois anos. “Atendemos crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos. Mas, também abrimos espaço para jovens de 16 e 17 anos e até adultos que se interessam pelo jiu-jitsu”, informou o professor.

Ele justificou que utiliza o esporte para evitar que esse público viva na ociosidade abrindo margem para se envolverem com ilícitos. O critério para entrar no projeto social é que estejam estudando. “O bairro do Muca é carente de projetos sociais e tem dado certo esse trabalho voluntário que é uma forma de tirar esses jovens do risco social”, acrescentou Mardem Brito.

São alunos que vem de bairros como Universidade, Zerão, Araxá, Beirol, Buritizal e Laurindo Banha. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira de 20h às 22h e alguns finais de semana. “Eles sempre ligam ou mandam mensagens dia de sábado ou domingo perguntando se dá pra treinar”, informou o professor. Com a construção do espaço, ele pretende distribuir os horários entre manhã, tarde e noite.

Materiais como quimono e tatame, o responsável pelo projeto social conta que consegue por meio de parceiros e descontos em algumas lojas tirando do próprio bolso. Alguns pais de alunos também ajudam comprando o material dos filhos que participam e lanche para os treinos. “Outros alunos que treinam jiu-jitsu e que tem condições, compram quimono para quem não tem e, assim, a gente vai levando o trabalho contando sempre com a ajuda de voluntários”, frisou.

Projeto campeão
Apesar de o projeto social ter apenas dois anos de atividade, o professor dá aulas gratuitas de jiu-jitsu há mais de 10 anos. E essa dedicação já rendeu frutos. Ayan Gonçalves Martins, 19 anos, e Yuri Handrix Assunção Soares, 21 anos, começaram com ele ainda adolescentes, aos 11 e 12 anos de idade. E hoje, se encontram morando em São Paulo (SP), no bairro Ypiranga, num alojamento do projeto social Cícero Costha Lutando Pela Vida, desenvolvido em vários bairros da cidade paulistana.

Os dois amapaenses acumulam títulos em competições locais, regionais e nacionais. Yuri, por exemplo, foi vice-campeão Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo, vice-campeão do Circuito ABC Paulista e campeão faca na Caveira. Já Ayan, foi campeão da Copa Kings Categoria e Absoluto e campeão da Copa Faca na Caveira, em São Paulo.

Eles já se inscreveram no XIX Campeonato Regional de Jiu-Jitsu – etapa Barueri (SP) que acontecerá dia 28 de janeiro. E pretendem competir no Belo Horizonte Summer International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship, marcado para os dias 11 e 12 de fevereiro de 2017, em Minas Gerais. Para isso, precisam de ajuda para fazer a inscrição que custa R$ 150,00, a qual encerra no dia 3 de fevereiro. As despesas nos campeonatos são custeadas pelo projeto amapaense Geração Arte Suave, que também conta com a ajuda de amigos e familiares de Ayan e Yuri.

Mardem Brito adianta que pretende organizar um bingo com rifas nos próximos dias para arrecadar fundos para o projeto social. Atualmente, ele está fechando as parcerias para aquisição dos prêmios e o local onde será realizado o evento. O professor disponibilizou os números (96) 9.8112-8419 e 9.8408-6176 para quem puder ajudar com doações.

Fotos: Arquivo Pessoal/G.A.S.


Deixe seu comentário


Publicidade