Heraldo Almeida

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular


O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) tem atuação nacional e sua missão consiste na pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular.

Sua estrutura abriga: o Museu de Folclore Edison Carneiro, a Biblioteca Amadeu Amaral e os setores de Pesquisa e de Difusão Cultural, além da área administrativa.

Criado em 1958 e vinculado ao Iphan desde 2003, o Centro atua em diferentes perspectivas com o objetivo de atender as demandas sociais que se colocam no campo da cultura popular. Entre suas principais ações destacam-se os projetos de fomento da cultura popular, desenvolvidos pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) e Sala do Artista Popular (SAP); programas de estímulo à pesquisa, como o Concurso Sílvio Romero de monografias, o Etnodoc (edital de filmes etnográficos), o Dedo de Prosa (fórum de debates) e o Projeto Memórias dos Estudos de Folclore.

Na área de difusão e formação de público, destacam-se o programa de exposições, o programa educativo, o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular e os programas de edições e intercâmbio. E na área de documentação, o tratamento, atualização e disponibilização dos acervos museológico (14 mil objetos – MFEC), bibliográfico e sonoro-visual (300 mil documentos – BAA), parte deles disponibilizada em suas coleções digitais. (www.portal.iphan.gov.br)

 

Orquestra
Associação Educacional e Cultural Essência abre inscrições para 2017, de 13 a 25 de fevereiro.
Na Escola Batista de Macapá, na esquina da rua Jovino Dinoá com a av: Mendonça Furtado – Centro. Informações: 98144-2001 e 98803-3686.

Comédia
Espetáculo “As Domésticas: Em Ritmo de Carnaval” será apresentado dia 18 no Teatro das Bacabeiras, às 20h.
A realização é da Cia. Teatro do Riso. Informações: 98126-6667 e 99173-4093.

Sistema
Nesta terça, 7, deputados estadual votam o projeto de lei que cria o Sistema Estadual de Cultura.
Elaboração que legitima e fortalece os segmentos artísticos e o relacionamento com os órgãos públicos de cultura do estado.

Cortejo
Foi lindo o cortejo do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, no aniversário de Macapá, sábado, 4, tocando e dançando o Marabaixo, pelas ruas.

“Amores”
Título do novo CD do cantor compositor paraense, Nilson Chaves, considerado a maior referência da musica regional amazônica.

Aniversário
Contagem regressiva para o aniversário de 6 anos do programa “O Canto da Amazônia, na Diário FM 90,9. Das 16h às 17:30h.
Virou a referência dos artistas regionais, com temática amazônica em suas artes.

Destaque
Artista plástico Vagner Ribeiro, é um pintor que defende a paisagem amazônica amapaense em suas obras.
É o diretor da Galeria de Arte Samaúma (Araxá). Merece o destaque e o registro da coluna.

Atriz
Sol Pelaes é uma veterana e experiente artista do teatro amapaense, com longa história nessa arte de interpretar.
Além de excelente atriz, ela é diretora e produtora de eventos. Apalusos.