Ponto e Vírgula

Confronto


Repeteco
Na sexta-feira (3) outros dois assaltantes se homiziaram na UBS Congós. Um escapou pelos fundos e o outro fez vários reféns. Ele resolveu se entregar sem resistência.

Caesa
Caesa fez levantamento de pontos da capital que passarão por manutenção corretiva. Objetivo é melhorar a distribuição de água na cidade.

Consórcio
Reunião na segunda-feira (6) iniciou efetivação de consórcio de lixo entre cidades de Macapá, Santana e Mazagão. Pauta levantou várias questões polêmicas.

Pagamento
Consórcio do lixo teve principal divergência quando foi dito que Santana e Mazagão poderão ter que pagar para usar o aterro sanitário da capital. Atualmente, apenas Macapá tem aterro controlado.

Repressão
Polícia Militar do Amapá lançou várias operações no final de semana na capital e em outros municípios. Objetivo foi reprimir todo tipo de crime, principalmente, roubos, homicídios e tráfico de drogas.

Segurança
Após parte do telhado desabar, Ueap suspendeu aulas em prédio anexo. Instituição afirma ter seguido orientação da Defesa Civil.

Apagão
Moradores dos municípios de Amapá e Calçoene ficaram sem energia por quase 30 horas no final de semana. Prejuízos certos para moradores, e, principalmente, comerciantes.

Trabalho
Segundo a Eletronorte, apagão em Amapá e Calçoene foi provocado pela queda de uma árvore sobre a rede de distribuição. Local de difícil acesso prejudicou trabalhos.

Apreensão
Setap afirma ter apreendido somente em janeiro deste ano, mais de 100 carteiras de estudantes. Em 2016 foram aproximadamente 1 mil cartões recolhidos pelo Sindicato dentro dos coletivos.

 

Rapidinhas
Macapá registra semanalmente uma média de 15 casos de violência contra a mulher, segundo o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), que atua em duas unidades na capital. 

Ao longo de 2016, cerca de 2 mil registros de violência contra mulheres foram feitos nos Crams, de acordo com o órgão.

Na capital, bairros nas zonas Norte e Sul têm os maiores índices de violência contra a mulher. Essas regiões são os locais de maior atuação do Cram.

O Cram, sob os cuidados da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), trabalha a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, por meio do diálogo e atendimento pedagógico, jurídico, social e psicológico para auxiliar na solução dos problemas.