Ponto e Vírgula

Avanço


Mensagem
Prefeito de Macapá, Clécio Luis, leu, ontem, a mensagem do Executivo Municipal na abertura do ano legislativa da Câmara de Vereadores de Macapá. Ele pregou união entre os poderes.

Reparos
Caesa fez levantamento de pontos da capital que passarão por manutenção corretiva. Objetivo é melhorar a distribuição de água na cidade.

Lixo
Reunião na segunda-feira (6) iniciou efetivação de consórcio de lixo entre cidades de Macapá, Santana e Mazagão. Pauta levantou várias questões polêmicas.

Por município
Consórcio do lixo teve principal divergência quando foi dito que Santana e Mazagão poderão ter que pagar para usar o aterro sanitário da capital. Atualmente, apenas Macapá tem aterro controlado.

Polícia
Polícia Militar do Amapá lançou várias operações no final de semana na capital e em outros municípios. Objetivo foi reprimir todo tipo de crime, principalmente, roubos, homicídios e tráfico de drogas.

Desabamento
Após parte do telhado desabar, Ueap suspendeu aulas em prédio anexo. Instituição afirma ter seguido orientação da Defesa Civil.

Sem energia
Moradores dos municípios de Amapá e Calçoene ficaram sem energia por quase 30 horas no final de semana. Prejuízos certos para moradores, e, principalmente, comerciantes.

Queda
Segundo a Eletronorte, apagão em Amapá e Calçoene foi provocado pela queda de uma árvore sobre a rede de distribuição. Local de difícil acesso prejudicou trabalhos.

Carteiras
Setap afirma ter apreendido somente em janeiro deste ano, mais de 100 carteiras de estudantes. Em 2016 foram aproximadamente 1 mil cartões recolhidos pelo Sindicato dentro dos coletivos.

 

Rapidinhas
Macapá registra semanalmente uma média de 15 casos de violência contra a mulher, segundo o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), que atua em duas unidades na capital. 

Ao longo de 2016, cerca de 2 mil registros de violência contra mulheres foram feitos nos Crams, de acordo com o órgão.

Na capital, bairros nas zonas Norte e Sul têm os maiores índices de violência contra a mulher. Essas regiões são os locais de maior atuação do Cram.

O Cram, sob os cuidados da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), trabalha a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, por meio do diálogo e atendimento pedagógico, jurídico, social e psicológico para auxiliar na solução dos problemas.