Heraldo Almeida

A Cantoria no Lago de Osmar Júnior


Criada em 1980, a reserva biológica do Lago Piratuba, entre o mar e o mangue, está localizada no município de Cutias do Araguari. Uma área de 395 mil hectares de vida, mas tudo isso pode acabar se suas “maravidas”, doadas pela natureza, continuarem recebendo a ignorância humana. É isso, que o poeta Osmar Júnior chama a atenção em seu projeto musical. Vida.

Esse projeto, que canta a vida, é resultado de anos de estudos (gravado em 2011), idealizado pelo autor, que resultou em um registro de um DVD, CD e um livro (escrito pelo poeta, escritor e parceiro de Osmar Júnior, Fernando Canto), sobre sua visão desse cantador de vidas. A idéia de construir esse projeto veio de estórias e “causos” contados pelo pai e avô de Osmar, ele quando menino ouvia histórias fantásticas sobre aquele santuário de encanto e beleza, chamado Piratuba, lugar onde eles nasceram, cresceram e amaram o lugar, as aventuras de uma vila que um dia existiu no lugar. Depois de anos ouvindo as boas histórias daquele paraíso, o poeta prometeu: “Um dia ainda vou cantar aqui. A minha canção, uma flor desse lugar, essa gente, esse lago são riquezas que precisam ser respeitadas, preservadas e conservadas. Porque de lugares como o iratuba, dependem grande parte da vida no planeta. É isso que eu sou e é isso que eu canto”. Disse o poeta.

“Piratuba: A Cantoria no Lago” revela ao mundo em sons e imagens, a beleza da Reserva Biológica do Piratuba, tendo como cenário um local incessível à maioria das pessoas. O resultado do projeto encanta aos olhos e aos sentidos, e emociona pela exuberância do cenário(água, mangue, pássaros, sol, noite, lua e poesia). O poeta doa ao público, mostrando em canções e imagens, para imortalizar seus mais de 30 anos de carreira, o lugar onde nasceram seus ancestrais.

Piratuba, A Cantoria no Lago é a Saga de um Poeta-Cantador em sua Nave-Troco, que canta a vida de seu planeta Amapá, chamando a atenção do mundo para a vida de quem vive naquele paraíso natural, ameaçado de destruição.

 

Votação
Cantora amapaense Patrícia Bastos, é semifinalista ao Prêmio Profissionais da Música 2017, e está recebendo votação expressiva, na categoria “Artista Cultura Popular”.
A votação é pelo site www.ppm.art.br e vai até 19 de fevereiro. Vamos votar na representante amapaense.

Nem aí
No geral, é impressionante o descaso dos órgãos de comunicação, principalmente, jornal, rádio e TV, com o artista amapaense. Não estão nem aí para a valorização do que é nosso.

Um exemplo é com a cantora Patrícia Bastos, que constantemente está sendo indicada e conquistando vários prêmios pelo Brasil. E nenhum dá uma linha falada e nem escrita.

Anote aí. Em 2013, em São Paulo, Patrícia foi premiada, com o CD “Zulusa”, pelo site www.embrulhador.com, um dos mais críticos do país, a melhor cantora regional do Brasil e a melhor música “Mal de Amor” (Val Milhomem e Joãozinho Gomes).

Em 2014, no Rio de Janeiro, ela foi premiada, no 25º Prêmio da Música Brasileira, o mais importante do país, em duas categorias: “Melhor Cantora Regional do Brasil” e o Melhor Álbum “Zulusa”.

Em 2016, o novo disco de Patrícia Bastos “Batom Bacaba”, foi selecionado pelo site www.embrulhador.com, entre os 100 melhores do Brasil e ficou em 4º lugar, concorrendo com mais de 1.400 álbuns, e a música “Mei Mei” (Joãozinho Gomes e Val Milhomem), foi a 2ª melhor do país, essa concorrendo com mais de 14.000 músicas.

Esta semana, ela está na semifinal da 3ª edição do Prêmio Profissionais da Música 2017, em duas categorias: “Melhor Cantora” e “Artista Cultura Popular”, do site www.ppm.art.br. A votação é pela internet, até dia 19 de fevereiro.

Um detalhe importante. Todas as músicas de Patrícia Bastos destacam o Amapá em suas temáticas, com uma linguagem bem amazônica de falar do nosso povo. Quem ama valoriza.

“Caia na Folia”
Nome do melhor baile de carnaval de salão de Macapá, marcado para acontecer, dia 18 de fevereiro, na Aseel (Rodovia JK), às 22h. Banda Sakarolha vai agitar os foliões.

A realização tem a marca da qualidade e competência do amigo radialista, Azevedo Picanço. Vamos cair nessa folia. Informações: 98114-0202.