Douglas Lima

Freio

Meu amigo Sarney, não o ex Presidente da República e ex Presidente do Congresso Nacional, mas o dono do restaurante que leva o seu apelido, não mais abre o estabelecimento para o jantar. Só para almoço. A lanchonete fica aberta à noite, até por volta das 21h. Ainda não consegui conversar com ele, porém fonte me disse que a medida é por causa da crise que atinge a todos nós.


Sem maquiagem

Gostei do prefeito Clécio, ontem, ao falar sobre o Bailique. Aliás, gosto dele como pessoa inteligente, sincera. Ontem, então, ele foi de uma sinceridade sem tamanho. Disse que a situação geográfica do arquipélago distrito de Macapá o leva a uma condição variável, em termos de paisagem. Não iludiu ninguém. Incorporando o seu lado de geógrafo, mostrou que o Bailique com as suas oito ilhas pode mudar de configuração em razão da força das águas, mas não desaparecer do mapa, como lhe foi questionado. Ele falou quando desembarcava em Brasília, justamente para tratar, naquela cidade, a respeito do arquipélago do Bailique, sobre o qual decretara, na véspera, estado de emergência, tanto é o castigo que a enchente na região está levando àquele lugar. Quer dizer, o prefeito não tentou iludir quem o ouvia, muito menos a população do distrito. Foi claro: “Os recursos de que estamos atrás podem apenas amainar a situação da população do Bailique, não solucioná-la”. Um dia antes ele já demonstrara sinceridade no caso da iluminação pública de Macapá. Um exempo a ser seguido.

Vida cristã
Paz, amor, bondade, fidelidade e alegria. Acordei de madrugada, por volta das quatro e meia. A primeira coisa que li foi um trecho de uma biografia de Santo Agostinho, que furtei do Melo. Não se preocupe, vou devolver. A doutora Maria Teresa Renó escreveu no Jornal Diário do Amapá, já faz tempo, o artigo ‘A menina que roubava livros’, editado por mim. Lá em Minas Gerais, a terra dela, quando adolescente, ela furtava livros da biblioteca particular de um velhinho, e os devolvia, também sorrateiramente, para pegar outros. O trecho da biografia de Santo Agostinho falava do cerco a Hipona, de onde ele era o bispo católico, por forças contrárias ao Império Romano que na época começava a se diluir. Vim para o Jornal, abro meu e-mail e deparo com estas expressões, mandadas pelas Edições Paulinas: ‘Um cristão leva a paz aos outros. E não só a paz, mas também o amor, a bondade, fidelidade e alegria”. Um bom começo de dia. Oxalá eu aplique esse ensinamento na minha vida prática. Caso eu cometa escorregões, não me censure, sou alguém cheio de imperfeições. Mas pelo menos aja como aquele pai mau exemplo repreendido pelo filho sapeca: ‘Faça o que digo, não o que faço’.

Volta às aulas
Acabaram as férias, muitas escolas voltaram às aulas e com isso algumas preocupações quanto à saúde dos filhos.
De acordo com a pediatra Sandra Damasceno, neste período a orientação é melhorar a alimentação das crianças, principalmente as merendas, incluindo sucos e frutas.
‘É preciso tomar cuidado, que é um período de virose, com incidência de diarreia e vômitos. Com o retorno às aulas, o contato com crianças doentes aumenta, então é necessário que a escola tenha uma sala arejada e em casa também. Os pais precisam evitar levar as crianças doentes para o ambiente escolar’, alerta profissional.
Segundo Sérgio Henrique, outro pediatra, no período de férias escolares há um aumento na procura de pediatras, mas muitos pais não têm esse hábito.
“A busca é muito grande nesta época, mas sabemos que muitos deixam para o início do ano também. O importante é cuidar das crianças, principalmente quando elas começam com a rotina pesada dos estudos e é preciso saber antes como a saúde está, diz Sérgio.


Deixe seu comentário


Publicidade