Heraldo Almeida

Elementos do patrimônio cultural são destaques na Sapucaí


No silêncio da oração ou no entoar dos cantos, o sincretismo da fé no Brasil é um dos elementos marcantes que revelam uma nação construída a partir de sua miscigenação cultural. Dessa herança emerge o culto aos santos e orixás presentes em distintas crenças religiosas. Do catolicismo ao candomblé, os protetores espirituais – muitas vezes os mesmos – recebem veneração dos devotos com pedidos e agradecimentos com vela acesa no altar ou no Congá.

Só Com a Ajuda do Santo será o tema de enredo apresentado na Sapucaí pela Estação Primeira de Mangueira durante o carnaval de 2017. A ideia de abordar essa herança nacional representada na crença popular partiu do carnavalesco Leandro Vieira e contou com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que vem ajudando a Mangueira na pesquisa histórica, social e antropológica sobre o assunto, aproximando a escola de samba das comunidades tradicionais.

A parceria é uma das atividades em celebração aos 80 anos do Instituto, criado em 13 de janeiro de 2017. As ações conjuntas foram definidas pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa, durante visita à Escola carioca Verde Rosa no mês de novembro. Para ela, é uma honra ter elementos do patrimônio cultural representados em uma das maiores festividades do Brasil.

“São 80 anos trabalhando na defesa, preservação, salvaguarda e fomento da memória nacional. Este esforço coletivo de décadas tem ganhado cada vez mais o reconhecimento da sociedade, sendo valorizado e difundido para o mundo em eventos internacionais, como olimpíadas e, agora, o carnaval”, destaca Kátia. (www.cultura.gov.br).

 

6 anos
Programa “O Canto da Amazônia” vai completar 6 anos no ar, na Diário FM 90, 9, dia 14 de março.
E nesses 6 anos, Amadeu Cavalcante e Cléverson Baía passaram por lá.

Votação
Continua a votação na cantora amapaense Patrícia Bastos, semifinalista ao Prêmio Profissionais da Música 2017, nas categorias “Artista Cultura Popular” e “Cantora”.
A votação é pelo site www.ppm.art.br e vai até 19 de fevereiro. Vamos votar na representante amapaense.

Caia na Folia
Baile de carnaval de salão de Macapá, marcado para acontecer, dia 18 de fevereiro, na Aseel (Rodovia JK), às 22h. Banda Sakarolha vai agitar os foliões.
A realização tem a marca da qualidade e competência do amigo radialista, Azevedo Picanço. Vamos cair nessa folia. Informações: 98114-0202.

Rainha
Sábado, 18, vai acontecer a 35ª edição do concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Amapaense.
Na sede do Trem Desportivo Clube, esquina da av: Feliciano Coelho com a rua Gal. Rondon – Trem, às 22h.

Fotografia
Exposição fotográfica “Nós e os Nus”, agendada para acontecer de 20 de fevereiro a 5 de março.
Na Galeria de Arte Trokkal, na Praça Veiga Cabral, 19h. Informações: 98137-2927 e 99198-8169.

Projeto MPA
Projeto Música Popular do Amapaense deverá lançar DVD depois do carnaval, com show dos artistas que participaram da temporada 2016.

Homenagens
A partir desta terça, 14, artistas de diversos segmentos culturais prestam homenagem aos 6 anos do programa “O Canto da Amazônia”, que apresento na Diário FM 90,9, de segunda à sexta, 16h.
A data de 14 de março marca o inicio do programa na emissora, mas a contagem regressiva já iniciou. Obrigado.

Tradição
Banda Placa vai completar 34 anos de tradição musical no Amapá, dia 9 de março, e está organizando vasta programação para comemorar a data.