Cidades

Em Brasília, secretário Moisés Rivaldo busca apoio para resolver gargalos da Educação de Macapá

O titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) também abordou sobre a elaboração do projeto pedagógico para a implantação de uma escola em tempo integral.


O secretário municipal de Educação, promotor Moisés Rivaldo, esteve em Brasília, onde se reuniu com o ministro da Educação, José Mendonça Filho e com o diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leandro Damy. O intuito do encontro foi garantir apoio às políticas de ações afirmativas para o ensino básico de Macapá. Em pauta estavam a situação do plano de construção das creches, a garantia de recursos em apoio a projetos locais, implantação da escola piloto de Educação em Tempo Integral no ensino fundamental e formação da Orquestra Filarmônica com alunos da rede municipal de ensino.

“Iniciamos a discussão sobre os projetos do Programa Novo Mais Educação nas Escolas. Levamos as reivindicações, os problemas de Macapá e pedimos apoio. O ministro se propôs a dar os encaminhamentos com maior rapidez possível e atender o que estiver dentro das possibilidades do ministério”, explica o secretário.

“Um dos nossos principais gargalos são as construções das creches. O prefeito Clécio está preocupado com esta situação e a gestão tem um olhar especial para este caso. Mas o ministro explicou se tratar de um problema geral, que afeta todos os municípios que aderiram à licitação nacional. Segundo ele, a concessionária que ganhou o certame simplesmente abandonou as obras, deixando os municípios sem qualquer explicação. Agora, o FNDE prepara uma cartilha para orientar os municípios do que fazer com esses projetos”, completa o secretário. O processo licitatório foi feito pelo Governo Federal, tendo como empresa vencedora a Construtora Ferraz Ltda.

O titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) também abordou sobre a elaboração do projeto pedagógico para a implantação de uma escola em tempo integral. Uma equipe está sendo formada na Semed com o propósito de avaliar e implantar um modelo adequado à realidade do sistema municipal.

Outra meta para a educação é introduzir a musicalização nas escolas, por meio da formação de uma orquestra filarmônica. “A arte e a cultura mudam vidas. Temos muitos relatos que comprovam isso, o próprio Programa Mais Educação já é uma demonstração prática dessa mudança. Por isso, precisamos fortalecer as atividades dele. Nossa intenção é investir na música, visto que já tenho experiência muito positiva na Faculdade IMMES. Conversei com o ministro sobre o projeto e ele irá avaliar de que forma o MEC poderá colaborar. Também já estou em busca de parcerias e colocarei à disposição a base que temos na faculdade, para que possamos alcançar o maior número de crianças possível”, finaliza o gestor.


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