Cidades

Salvando vidas: GTA contabiliza mais de 2 mil atendimentos em um ano

Além de atuar na segurança pública, grupo desempenha papel social.


O Grupo Tático Aéreo (GTA) atendeu em 2016 cerca de 2 mil ocorrências de apoio ostensivo, resgate e salvamento. Os números foram divulgados pelo comando do grupamento, que já contabiliza ações importantes no início deste ano.

No último domingo, 12, o GTA foi autorizado pela Justiça do Amapá a recambiar dois foragidos de Macapá que estavam no município de Breves (PA). Jeová dos Santos Costa, condenado a 5 anos de prisão por roubo, e Alexandro Brito Lobato Leão, o “Binho”, acusado de homicídio, estavam foragidos e foram trazidos para cumprirem pena no Estado por determinação judicial.

Hoje, apesar de estar vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Grupo Tático Aéreo possui papel social fundamental no Amapá, com atendimentos de socorro de urgência e transporte de enfermos.

De janeiro de 2017 até agora, foram feitas 8 remoções de pessoas que moram em áreas de difícil acesso, como o Bailique. Entre os atendimentos estão os casos de duas mulheres grávidas que precisaram de atendimentos emergenciais.

Criado em 2006, na primeira gestão do governador Waldez Góes, o Grupo Tático Aéreo atendeu em 2016 cerca de 2 mil ocorrências de apoio ostensivo, resgate e salvamento. Ao total foram 700 voos de patrulhamento.

A aquisição da aeronave foi fruto de um grande esforço político e financeiro da atual gestão. O helicóptero, avaliado em R$ 12,3 milhões, foi adquirido com recursos do Governo do Amapá (53,7%) e do Governo Federal (46,3%). A aeronave modelo Esquilo AS350B2, batizada de Gavião 01, sobrevoa diariamente a capital em ações preventivas de rotina, principalmente no centro comercial, em horários estratégicos.

Carnaval
Para este mês, uma das ações do GTA será sua atuação no carnaval, que começa no próximo dia 24. O grupamento aéreo vai servir como apoio no repasse de informações às equipes policiais que estiverem em suas atividades em solo. O foco principal, este ano, será A Banda.

“Devido informações levantadas nos últimos anos, descobrimos que durante o percurso do bloco, acontecem no entorno do eventos vários assaltos, arrombamentos de veículos e outros casos. Estaremos sobrevoando todo o trajeto com comunicação direta com o Ciodes”, adiantou o coordenador do GTA, comandante Rubem Júnior.


Deixe seu comentário


Publicidade