Cidades

Escola vai unir base comum curricular e ensino diversificado

Escola em Tempo Integral tem sua metodologia focada no projeto de vida do aluno.


A Escola em Tempo Integral, semelhante ao Ensino Médio inovador, vai unir a Base Nacional Comum Curricular com a parte diversificada. Os alunos terão a possibilidade de aprender no currículo escolar com atividades de campos diversos. Os estudantes permanecem na escola das 7h30 às 17h, totalizando 9h30min. Para as atividades serão dedicadas 7h30min, com intervalos pela manhã e tarde, e horário de almoço, somando duas horas de descanso diários.

A Escola em Tempo Integral tem sua metodologia focada no projeto de vida do aluno. O programa tem por objetivo principal o planejamento, execução e a avaliação de um conjunto de ações inovadoras em método, gestão conteúdo.

Base Nacional Comum: A coordenadora da equipe de implantação de Educação em Tempo Integral (ETI) da Seed, Carla Beatriz Carvalho, explica que por orientações do Ministério da Educação (MEC) o número de aulas da matriz comum aumenta para algumas disciplinas específicas, como língua portuguesa e matemática, que terão seis aulas semanas, e química, física e biologia, com três aulas cada.

“De acordo com os últimos dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), a deficiência do nosso país ainda é nas [ciências] exatas, e estamos estagnados na língua portuguesa, por isso queremos dar este suporte melhor no Ensino Médio”, destaca Carla.

Base diversificada: Na base diversificada os alunos terão a oportunidade de ter contato com atividades voltadas para as áreas da cidadania, ciências políticas e ética, cultura e artes, esporte e lazer, direitos humanos, educação ambiental, inclusão digital, saúde, investigação científica, educação econômica, valorização da família e a violência contra ela praticada.

As disciplinas da base diversificada serão ministradas pelos mesmos professores da base curricular comum, que passarão por qualificação. As disciplinas da área diversificada serão:

Projeto de Vida: Nesta disciplina o aluno terá, no primeiro e segundo ano, a oportunidade de estabelecer suas metas e seus objetivos de vida.

Pós Médio – O aluno poderá se preparar para quando ele sair do Ensino Médio, se vai para faculdade ou vai trabalhar, visualizando seus objetivos, traçando metas e estratégias

Estudo Orientado – O aluno passará por avaliações diagnósticas, de consolidação e de aprofundamento, durante o ano, para saber como está o seu desempenho. Principalmente nas disciplinas de português e matemática, para ver as deficiências, e a partir daí o professor começar a trabalhar nas aulas de estudo orientado o nivelamento do conhecimento destes alunos.

Práticas Experimentais – Os alunos terão a oportunidade de ter aulas práticas em laboratórios, colocando em prática seus conhecimentos aprendidos dentro das salas de aulas de química, física, biologia e matemática.


Deixe seu comentário


Publicidade