Heraldo Almeida

Mestre Vieira: o criador da “Guitarrada”


A Guitarrada é um gênero musical paraense instrumental surgido da fusão do choro com carimbó, cúmbia e jovem guarda, entre outros. É também chamado de lambada instrumental. O seu criador é o Mestre Vieira. Neste estilo a guitarra elétrica é solista. Os principais representantes da atualidade são os grupos: Mestres da Guitarrada, Cravo Carbono e La pupuña.

Joaquim de Lima Vieira, o Mestre Vieira, nasceu em 29/10 de 1934, é um músico brasileiro, tem 20 discos solo gravados. A música “Lambada Jamaicana” (lançada em 82, vinil “Melô da Cabra”) é seu maior sucesso. Desde 2003 integra também o grupo Mestres da Guitarrada, tendo 2 cds lançados: Mestres da Guitarrada (2004, selo Funtelpa) e Música Magneta (2008, Selo Candeeiro Records). Em 2008 recebeu do Ministério da Cultura a medalha de Ordem ao Mérito Cultural pelo seu relevante serviço prestado à cultura brasileira.

É um gênero musical único no mundo. Criado por Mestre Vieira, natural de Barcarena, o ritmo musical surgiu em Belém (PA), a guitarra faz sempre o solo em ritmos como cúmbia, carimbó e merengue. A guitarrada tem como marco o lançamento do disco “Lambadas das Quebradas” (1978). A inovação do disco foi apresentar temas instrumentais para guitarra, sempre valorizando os ritmos amazônicos e caribenhos. Mestre Vieira, tem seu trabalho fortemente influenciado pelo choro e revelou-se virtuose ainda criança. Depois de ter tocado bandolim, banjo, cavaquinho, violão e instrumentos de sopro, ele só teve contato com a guitarra elétrica na década de 70.

 

Kids
Amapaense Luna Pietá (12 anos), que mora em Boa Vista (RR), entrou no The Voice Kids (TV Globo), no domingo, 12, no time de Victor e Léo.
Parabéns e boa sorte a promissora cantora.

Louvor
Programa “O Canto da Amazônia” recebeu Votos de Louvor na Câmara Municipal de Macapá, a pedido do vereador Marcelo Dias, ontem (16).
A iniciativa se deu pelos 6 anos no ar, na Diário FM 90,9. O programa é apresentado por mim, de segunda à sexta, às 16h. Obrigado.

Esclarecendo
O Programa de Cultura do Trabalhador, que criou o Vale-Cultura, foi instituído em Lei e não tem prazo de término.
O que tem previsão de término no exercício 2017, ano-calendário 2016, é o incentivo fiscal concedido às empresas que são tributadas com base no lucro real. (www.cultura.gov.br).

Votação
Continua a votação na cantora amapaense Patrícia Bastos, semifinalista ao Prêmio Profissionais da Música 2017, nas categorias “Artista Cultura Popular” e “Cantora”.
A votação é pelo site www.ppm.art.br e vai até 19 de fevereiro. Vamos votar na representante amapaense.

Gravando
Novo CD do cantor e compositor, Marcelo Dias, já está em processo de gravação, no estúdio Tarumã.

Caia na Folia
Baile de carnaval de salão de Macapá, marcado para acontecer, dia 18 de fevereiro, na Aseel (Rodovia JK), às 22h. Banda Sakarolha vai agitar os foliões.
A realização tem a marca da qualidade e competência do amigo radialista, Azevedo Picanço. Vamos cair nessa folia. Informações: 98114-0202.

Rainha
Sábado, 18, vai acontecer a 35ª edição do concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Amapaense.
Na sede do Trem Desportivo Clube, esquina da av: Feliciano Coelho com a rua Gal. Rondon – Trem, às 22h.

6 anos
Programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM 90,9) vai completar 6 anos no ar, sempre valorizando o que é nosso, dia 14 de março.
Durante esse tempo, muitos artistas passaram por lá.