Cidades

Prefeitura retira mais de 80 toneladas de lixo

Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização da Semur, Khalil Abrantes, a Liesap foi notificada e autuada por ser a responsável pelo local.


Mais de 80 toneladas de lixo e entulho. Foi o que a Prefeitura de Macapá recolheu na manhã desta quarta-feira, 15, da área ao lado da Cidade do Samba, localizada na Av. Ivaldo Veras, zona sul de Macapá. Ferragens e restos de materiais de alegorias e fantasias formavam um verdadeiro “cemitério carnavalesco”. A Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) aplicou multa, no valor de R$ 1.500,00, à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap).

Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização da Semur, Khalil Abrantes, a Liesap foi notificada e autuada por ser a responsável pelo local. “Notificamos três vezes a Liga para que fizesse a retirada do material. Como não houve cumprimento, aplicamos multa, pois apenas os restos de carros foram levados para dentro dos barracões, o restante dos resíduos foi empurrado para a lateral do estacionamento”.

De acordo com o titular da Semur, Claudiomar Rosa, a prefeitura fará a limpeza de toda a área, pois já se tornou ponto de lixeira viciada. “Não podemos esperar que façam a limpeza. A prefeitura faz o serviço para que outras pessoas não joguem mais lixo e entulho no local, que é o que está ocorrendo. A cada dia, mais resíduos são deixados na área, o que causa a proliferação de roedores e criadouros do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, trazendo risco à saúde dos moradores”.

A estimativa é que sejam recolhidas mais de 150 toneladas de resíduos de toda a área. Além do material proveniente das escolas de sambas, como ferragens, tecidos e espumas utilizados em alegorias carnavalescas e restos de fantasias, foram recolhidos do local sofá, carcaças de geladeira e fogões, restos de madeira e de obras, colchão e caroço de açaí. Os garis também fazem serviços de capina e roçagem na via, no trecho próximo ao sambódromo.

A Semur disponibiliza um número para denúncias (99147-1050), onde a população pode ligar e enviar mensagens via WhatsApp.


Deixe seu comentário


Publicidade