Cidades

Prefeitura de Macapá repactua política nutricional nas escolas

NutriSUS: É a estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais em pó)


Ocorreu na última semana a reunião de repactuação da estratégia de prevenção das deficiências nutricionais em alunos de escolas municipais de ensino infantil. A iniciativa é do Ministério da Saúde, sendo executada pelas secretarias municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa). O objetivo é potencializar o desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências de vitaminas e minerais na infância.

A suplementação irá iniciar junto com o calendário escolar, momento em que será feita a triagem dos alunos. As crianças com idade entre 6 meses e 4 anos receberão diariamente um sachê, durante 60 dias, reiniciando o ciclo após 4 meses até que a criança complete 4 anos. Os sachês possuem 15 micronutrientes, que, adicionados à alimentação de crianças, evita a deficiência de vitaminas e minerais, e potencializa o desenvolvimento.

A Prefeitura de Macapá aderiu ao Programa de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS) em 2015, prevenindo doenças decorrentes da deficiência de vitaminas e minerais. Para este ano, a coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE) prevê ampliar a estratégia para todas as escolas que sejam pactuadas ao PSE, ampliando assim a oferta para mais crianças.

O NutriSUS
É a estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais em pó) e consiste na adição direta aos alimentos, considerando o tempo em que as crianças permanecem na escola fazendo refeições, estabelecendo uma rotina e desenvolvendo novos hábitos. Essa estratégia faz parte de um conjunto de ações integradas, que envolvem também atividades de educação alimentar e nutricional para a promoção do aleitamento materno e alimentação saudável nos primeiros anos de vida. O nutriente só é contraindicado para portadores de anemia falciforme, talassemia, hemocromatose e outras deficiências por acúmulo de ferro.


Deixe seu comentário


Publicidade