Nota 10

Bloco do Abel lança 2ª edição de documentário que versa sobre o Autismo

Lançamento, que retrata o cotidiano de uma criança autista em Belém, acontece na segunda-feira de carnaval em Macapá


O ‘Bloco do Abel’ encontrou uma forma muito especial de sensibilizar e informar a população sobre o autismo: o lançamento da segunda edição do minidocumentário que versa sobre o dia a dia do Abel em Belém, na esteira do retumbante sucesso do primeiro documentário retratando o cotidiano de um autista que, apesar de apresentar uma condição permanente, desfruta de uma vida comum em sociedade.


O evento acontece na próxima segunda-feira de carnaval, 27, às15h, em frente do Lótus Bar. O objetivo, segundo os organizadores, é conscientizar a população sobre a questão do Autismo e levar muitas diversões e atrações para os brincantes. Neste ano, as instituições beneficiadas serão a AMA (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas), o Ijoma (Instituto Joel Magalhães) e o Projeto Resgate Mirim, de Santana, um projeto que atende hoje a cerca de 50 crianças com dificuldade de aprendizado.

Autismo
Por se tratar de uma alteração com diferentes níveis de comprometimento, o Autismo também recebe o nome de ‘Espectro Autista’. Por isso, dificilmente uma criança autista será diagnosticada com os mesmos sintomas de outra, e compreender isso pode ser essencial para lidar com ela no seu tratamento ou no seu dia a dia.

Os sinais do transtorno variam, mas há três formas consideradas mais comuns de comprometimento: a interação social, ou seja, o modo como se relacionam com outras crianças, adultos ou com o meio ambiente; a dificuldade na comunicação, em que algumas crianças não desenvolvem bem a fala ou têm, ainda, a fala repetitiva (ecolalia); e, o lado comportamental, quando qualquer mudança na rotina ou ambiente sonoro pode significar um incômodo para a criança.


Deixe seu comentário


Publicidade