Cidades

Fiscalização mede qualidade do açaí comercializado em Macapá

A análise tem por objetivo constatar a qualidade do alimento, verificar se existe contaminação e se está apto para o consumo.


Macapá é um importante consumidor do açaí. A polpa é um item complementar, se não básico das refeições diárias de muitos amapaenses. Para avaliar a qualidade do fruto que é comercializado na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fez um cronograma de coleta de amostra de açaí nas batedeiras para análise microbiológica. A análise tem por objetivo constatar a qualidade do alimento, verificar se existe contaminação e se está apto para o consumo.

“Esse trabalho é feito semanalmente, onde visitamos pelo menos duas batedeiras e encaminhamos as amostras para o Laboratório Central para que seja feita a análise. Nela será feita a classificação do produto como satisfatório ou não para o consumo quanto aos parâmetros estabelecidos pela legislação sanitária”, explica a coordenadora de Alimentos da Vigilância Sanitária de Macapá, Martiana Barros.

Durante a coleta, os técnicos também orientam os manipuladores de alimentos sobre a necessidade de um maior comprometimento acerca das boas práticas de manipulação e armazenamento, de acordo com os princípios de higiene.

Após a conclusão das análises, um relatório será feito para direcionar as atividades de orientação e vistoria nos locais em que eventualmente forem considerados inaptos.


Deixe seu comentário


Publicidade