Esportes

Venilton volta a treinar de olho nas Olimpíadas do Japão

Venilton iniciou a preparação em fevereiro, quando participou de um camping de treinamento da Marinha, no Rio de Janeiro


Após quase cinco meses de férias, depois de ter disputado a Olimpíada no Brasil em 2016, o taekwondista Venilton Teixeira voltou aos treinamentos em Macapá e já tem um objetivo traçado: voltar a ficar entre os melhores da modalidade no mundo para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão em 2020.

Venilton iniciou a preparação em fevereiro, quando participou de um camping de treinamento da Marinha, no Rio de Janeiro, onde é terceiro sargento. Treinos contaram com 38 atletas e 12 técnicos de todo o Brasil. A preparação do taekwondista, de fato, começou a poucos dia na Academia Bruno Igreja.

“Acabei de chegar do camping no Rio e foram muito bons os treinos que contaram com Diogo Silva, campeão pan-americano, Henrique Precioso, que luta aqui pelo estado e outros atletas brasileiros”

Para disputar a Olimpíada de Tóquio, o amapaense enfrentará uma batalha mais difícil do que em 2016. Por ter sido país sede dos jogos, o Brasil teve mais vagas no taekwondo, o que não acontecerá em 2020. Apenas os melhores colocados garantem passagem para o Japão.

Apesar das adversidades, Venilton conhece bem o caminho das pedras. Em 2015, o brasileiro viajou o mundo disputando competições e chegou a figurar entre os cinco primeiros do ranking mundial e entre os 20 no ranking olímpico, ambos classificam os taekwondistas para os jogos. Mas em 2017, o amapaense caiu de posição após o longo período de inatividade.

“A missão do Venilton para 2020 é um pouco mais difícil do que na Rio 2016 porque o Brasil tinha a vaga garantida. Agora para Tóquio nós temos que correr atrás dessa vaga através do ranking mundial e olímpico. Atualmente ele está entre os 26 melhores do ranking e só se classificam os seis primeiros. O Venilton já esteve entre os cinco e para recuperar esse posto ele precisará participar de no mínimo sete competições internacionais” contou o técnico do amapaense, Bruno Igreja.

Antes da viagem de Venilton rumo ao Japão daqui a pouco mais de três anos, o taekwondista já tem a primeira escala programada. O brasileiro disputará uma competição em Bogotá, na Colômbia, no mês de março, que vale 10 pontos para o ranking mundial.


Deixe seu comentário


Publicidade