Douglas Lima

Mulheres

Foram iniciadas ontem, e hoje são encerradas, as primeiras conferências livres de saúde das mulheres, discutindo ‘Desafios para a integralidade com equidade’. Ontem, foi na Escola Ruth Bezerra, zona norte. Hoje é o dia da zona sul discutir a saúde da mulher. As conferências livres antecedem a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres promovida pela Prefeitura de Macapá e pelo Conselho Municipal de Saúde, nos dias 29, 30 e 31 de março.


É, mas não é!
Fabiana Karla faz uma personagem de humor, gorda, nutricionista. Em uma de suas gavetas de trabalho ela tem chocolate e outras guloseimas para consumo, durante o expediente. Aos clientes, é rigorosa quanto à ingestão de comida que pode favorecer a obesidade. Com “Isso pode, isso não pode’, bem no seu jeito engraçado, orienta a clientela, faz o espectador rir, e entre um paciente e outro paciente, vai empanturrando a barriga. A personagem incorpora a pessoa falsa, hipócrita, que ensina uma coisa, mas faz outra. Isso pode, isso não pode. É o médico cardiologista que no consultório e por aí condena peremptoriamente o uso do cigarro, mas que na intimidade dá gostosas baforadas. O político que arrota honestidade, mas está todo envolvido em corrupção. O religioso que prega a santidade do sexo somente usado para a procriação, porém é contumaz pulador de cercas. O comerciante que propaga pagar impostos e manter uma relação transparente com a clientela, mas altera para menos a pesagem da balança. O vendedor de açaí ralo que coloca trigo no produto para vendê-lo como se fosse do grosso. E assim vai… Todo ser humano age dessa maneira, alguns, costumeiramente, outros, de vez em quando. Quem não tem pecado que atire a primeira pedra. E só para concluir: vi isso na internet e na televisão – mulher gestante não pode ficar em fila de banco, mas pode ser destaque em desfiles de carnaval.

Biografia religiosa
Contemporâneo das injustiças e horrores da Guerra dos Trinta Anos e das guerras civis francesas, conhecidas como Fronda, São Vicente de Paulo foi a voz dos sem poder e incansável no amparo aos pobres. Um homem que lutava contra a indiferença e a cobiça dos grandes. Sua história, que já foi tema de inúmeros livros, é contada de forma original na biografia escrita pela jornalista e escritora Marie-Joëlle Guillaume. A partir de fontes já conhecidas, mas consideradas sob novos olhares, e também a partir de registros inéditos, “São Vicente de Paulo: uma biografia” apresenta a vida de uma grande figura às voltas com a condição humana de seu tempo.
Nascido numa vila camponesa na França, São Vicente de Paulo se tornou padre com 19 anos. Criou confrarias e instituições de caridade, entre elas “Congregação dos Padres da Missão” e “Filhas da Caridade”, que com a parceria de Louise de Marillac despertou o compromisso e a generosidade de mulheres abastadas. Admirado pela corte e alta nobreza, Vicente de Paulo influenciou o reinado de Ana de Áustria e de Luís XIII, e foi conselheiro da rainha Margarida de Valois. Guillaume destaca a ambivalência da atuação do religioso: “A guerra e paz durante os ministérios de Richilieu e Mazarin, nomeações episcopais apanhadas entre o martelo das ambições terrestres e a bigorna dos deveres de devoção, missões distantes dos elãs de fervor da primeira metade do século, mais tarde a irrupção do jansenismo e o dilaceramento por ele acarretados, a mobilização de mulheres de alto coturno, em todos os níveis da sociedade, para fazer frente às desgraças da época, a invenção de novas estruturas da caridade, tudo isso, que apaixonou o século, recebeu de Vicente de Paulo uma resposta original”.

Júri
Após o feriado de Carnaval, o Judiciário amapaense retoma as pautas de julgamento da Vara Única do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá.
Durante o mês em curso o juiz de direito substituto Marck Willian Madureira da Costa presidirá nove julgamentos no plenário da Vara do Tribunal do Júri, no Fórum Desembargador Leal de Mira.
Os processos são de origem criminal e dizem respeito desde tentativa de homicídio, homicídio, crime de execução em razão de venda de drogas, invasão de domicílio e agressão, entre outros.
Os julgamentos começaram ontem, 2, e serão encerrados dia 30.


Deixe seu comentário


Publicidade