Douglas Lima

Nova mentalidade

Na Bíblia, muitas vezes Deus volta atrás em suas decisões, e se reconcilia com o povo.


Cuba e Estados Unidos, depois de cinco décadas com as suas relações bilaterais cortadas, reataram amizade após um aperto de mão entre o cubano Raul Castro e o norte-americano Barack Obama, em dezembro de 2013. Mudar de ideia, de pensamento, de ponto de vista, é um fascinante tema da Psicologia, apesar de ser uma das experiências humanas menos compreendidas. Na Bíblia, muitas vezes Deus volta atrás em suas decisões, e se reconcilia com o povo. Na aliança com Noé, compreendeu a fraqueza do coração humano, e decidiu não mais destruir a Terra. Deus se irritou com o povo no Monte Sinai, mas por insistência de Moisés Ele voltou atrás e se reconciliou. O Criador reescreveu as pedras da Lei que Moisés quebrara. Um dos clássicos exemplos de mudar de ideia na história político-administrativa do Brasil foi Jânio Quadros. Com votação expressiva, Jânio foi guindado a Presidente da República, mas logo depois renunciou. Galileu Galilei tinha a certeza de Copérnico de que a Terra se movimentava, girava ao redor do Sol, não o Sol que rodava elipticamente ao redor da Terra, no que a Igreja Católica acreditava. Por causa disso, o cientista foi julgado pela famigerada Santa Inquisição. E para não morrer na fogueira, disse que a Terra não fazia órbita em relação ao Astro Rei… apesar de se mexer.
Eu, com a minha pequenez de jornalista do norte do Brasil, admito que usei de rigor contra o Bope, semana passada. Essa corporação é importante no aparelho da segurança pública do estado. Importantíssima, diria, como instrumento de prevenção e repressão ao crime. A bandidagem é um cancro que precisa ser extirpado da sociedade. E na segurança pública, sem dúvida, o Bope é o melhor e o mais eficiente para fazer essa operação. Por isso, hoje peço desculpas por aquilo que falei.

Mulheres

A mulherada está uma fera. Passaram o Dia Internacional delas , revoltadas. Declarações do presidente Temer não as agradaram. A soltura de Bruno, o goleiro matador cruel, então, não engolem de jeito nenhum. Verificaram que a violência doméstica, contra elas, continua, impávida. Trabalham mais que os homens. Ganham menos que os homens. Na política, são minoria esmagadora. Nas profissões mais pesadas, tidas essencialmente como masculinas, elas não passam de uns gatos pingados, ou gatas. Apesar da ferocidade, da revolta, do desagrado que acometem as mulheres, pelo menos as do Brasil, elas têm tido espaço, sim, mas não souberam aproveitar, pelo menos por enquanto. Vejam só, a mulher já foi presidente do STJ, uma é presidente do STF, há algumas governadoras por aí. Há empresas estatais e privadas importantíssimas dirigidas por mulheres. A sociedade está aberta para mulher. Ela que tem que conquistar seus espaços. Veja só: já tivemos uma mulher Presidente da República. Mas ela não soube se comportar como tal e foi expulsa do lugar. Elas pedem pena de morte ou prisão perpétua para Bruno. Isso é contra a lei. E os a favor da lei dizem que ninguém pode pagar um crime com a morte, e muito menos ficar para sempre preso, também pra pagar um crime.  É, no caso do goleiro Bruno, ele não pode ficar recolhido ao xadrez, se não perpetuamente, pelo menos por mais algum tempo. Mas a vítima Elisa Samúdio pode, tanto pode que teve o corpo esquartejado, mas nunca encontrado. Que crime hediondo! Que Justiça!

Padroeiro
A Diocese de Macapá realizou, nesse domingo, 12, a 4ª edição da Corrida de São José. O evento voltou neste ano para a programação da festividade e contou com participação de quase seiscentos atletas. A largada foi de frente da Igreja São José. A Corrida percorreu as principais ruas do centro da cidade em percurso de cinco quilômetros.
Todos os participantes foram premiados com medalhas. Os três primeiros lugares das categorias masculina e feminina receberam, além de medalha, troféu e brinde surpresa. Na classificação masculina foram premiados em 1º lugar José Maria Arruda, da equipe Maruturista; em 2º Railson Borges da Cruz, da Beira Rio e em 3º lugar Rangel dos Santos, da equipe Beira Rio.
Na categoria feminina chegaram ao pódio, em 1º lugar, Raylana Kelly da AR Assessoria Esportiva, em 2º, Telma da Silva da equipe J.M Vida Saudável e em 3º lugar Maria Benedita da equipe Loucos por Corrida.

Itinerância
Para o ano de 2017 estão previstas jornadas terrestres e fluviais nas comarcas de Santana, Mazagão, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Amapá, Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Porto Grande, Calçoene e Oiapoque. As comunidades terão atendimento dos serviços judiciais, a exemplo das áreas da infância, juizados especiais, varas cíveis, de família, esta com ações de guarda, alimentos, execução e divórcio; além de atividades de cidadania, que incluem regularização do registro civil, emissão do cartão do SUS e outros.


Deixe seu comentário


Publicidade