Heraldo Almeida

Conheça o que é a Piracema


A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.

Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza. Esse processo é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que o esforço físico aumenta a produção de hormônios e causa a queima de gordura. Os testículos dos peixes machos nesse período aumentam de tamanho, ficando repletos de sêmen. No momento da fecundação, que ocorre externamente, a fêmea lança óvulos na água, enquanto o macho lança os espermatozóides diretamente sobre eles. Após esse momento, os peixes descem novamente o rio. Vale destacar que ovos e larvas também fazem a viagem no sentido contrário ao da piracema enquanto amadurecem. No nosso país, esse processo ocorre nas épocas de chuvas de verão, que causam o aumento do nível dos rios.

Um grande obstáculo à piracema é a presença de barragem. Os peixes, ao tentarem subir o rio, encontram esse obstáculo e, muitas vezes, ferem-se gravemente, além de ficarem muito exaustos. É nesse momento que muitos predadores se fartam de alimento. Mesmo quando os peixes conseguem se reproduzir, as larvas e ovos não conseguem sobreviver nos reservatórios. Além disso, há as turbinas que podem causar a morte tanto dos peixes quanto dos ovos e larvas.

Vale destacar que, geralmente, as barragens apresentam sistemas para a transposição de peixes com a finalidade de diminuir os impactos relatados. Esses sistemas consistem normalmente em uma espécie de escada que facilita a subida e descida dos peixes, úteis nos países do Hemisfério Norte, entretanto, nos países da América do Sul, não teve tanto sucesso.

 

Referência
Programa “O Canto da Amazônia” com 6 anos no ar (14 de março), na Diário FM 90,9, virou referência do artista que valoriza a sua aldeia.
De segunda à sexta, às 16h. Bom de ouvir.

Festa
A comemoração dos 6 anos do programa “O Canto da Amazônia” (14 de março) virou festejo dos artistas.
Um belo reconhecimento.

Agenda
Sábado, 18, tem show da banda Negro de Nós, no bar O Barril, às 22h. Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva.
Informações: 98136-3999.

Show
Dia 24 de março tem show da premiada cantora amapaense, Patrícia Bastos, no bar Vitruviano, às 23h. av: Machado de Assis, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado.
Artistas convidados: Dante Ozzetti, Brenda Melo e Enrico Di Miceli.

Teatro
Peça teatral “Bar Caboclo” vai completar 27 anos de sucesso e vai comemorar com dois espetáculos.
Dias 1 e 2 de abril, no Teatro das Bacabeiras, às 21h. Informações: 99112-5334.

Imperdível
Dia 8 de abril, tem show imperdível do consagrado cantor e compositor brasileiro, João Bosco. Participação do cantor amapaense, Cley Lunna.
Na Choperia da Lagoa, às 22h. Informações: 98137-3130.

São Batuques
Álbum dos cantadores Beto Oscar e Helder Brandão. Uma pesquisa refinada da boa musicalidade amazônica de ser.
É o primeiro disco da dupla. Merece o estaque e o registro da coluna.

Paradas
Nenhuma manifestação pelas bandas das escolas de samba e nem uma informação para os veículos de comunicação.