Cleber Barbosa

Carros


Macapá irá sediar um encontro nacional de carros clássicos. Trata-se de um evento inédito e que representará muito para quem aposta no turismo de eventos por aqui. A promoção é do Clube do Carro Antigo do Amapá. A data prevista é o dia 26 de agosto, um domingo para as família também.

Argumento
A coluna apurou que o governo francês achou uma ‘ocasião’ para abrir de vez o tráfego na ponte binacional que construiu com o Brasil. Um grande encontro dos estados ultramarinos caribenhos, que Caiena sediará por esses dias. Não suportavam mais a pressão.

Ministra
A cerimônia de inauguração, é amanhã, sem as presenças dos presidentes Holand e Temer. Apenas a ministra Segolene Royal, do meio ambiente e transporte, é que tem presença confirmada entre equipe de governo.

Estrutura
Também será um dos primeiros grandes eventos políticos internacionais após a reorganização da máquina estatal guianense. Aqueles conselhos (general e regional) foram fundidos na ‘coletividade territorial’.

Ato falho
Nessa mobilização o Brasil vai com uma ‘vergonha alheia’ que os brasileiros certamente baixam a cabeça. O fato da estrada não estar completamente asfaltada. Ao contrário, com pontos de atoleiros no leito.

Contrapartida
Pelo acordo com a França, os dois países dividiriam os custos da construção da ponte. Aí cada um cuidaria de sua estrada. A França precisava abrir uma. O fez e até pavimentou. A nossa, como se sabe… Deixa pra lá.

Contas
Nesta sexta-feira, o secretário de Saúde, Gastão Calandrini, reunirá com senadores e deputados federais do Amapá para falar do andamento dos processos relacionados as emendas destinadas por eles à saúde. O encontro acontecerá às 9h na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Demandas
Na oportunidade também será exposto aos parlamentares federais as necessidades para 2017 e 2018 no sentido de que a bancada federal possa continuar apoiando a saúde na captação de novos recursos e com isso contribuir com a qualidade na assistência prestada aos usuários da rede de estadual.

Iapen
Ainda na área da saúde, uma ação conjunta entre as Secretarias da Saúde (Sesa) e da Segurança (Sejusp) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai levar atendimento de prevenção à saúde aos internos do Instituto de Administração Penitenciário (Iapen) nesta sexta-feira.