Cleber Barbosa

Liberada


A aguardada inauguração da ponte internacional de Oiapoque já tem dia e hora para acontecer. Será no próximo sábado, às 11 horas da manhã.
Autoridades do Amapá e da Guiana Francesa estarão lá para descerrar a fita inaugural e pôr fim a uma enorme expectativa local.

Era hora
Será sábado a abertura oficial da ponte binacional sobre o rio Oiapoque, na divisa do Brasil com a Guiana Francesa. Especula-se que a decisão partiu de autoridades francesas, que andavam bicudas (não pelo idioma), mas pela demora do Brasil em fazer sua parte.

Simplicidade
Havia ao longo dos últimos anos a expectativa de que a inauguração ocorresse com pompa e circunstância, incluindo a vinda dos presidentes dos países. Mas vai ser um evento, com certeza, sem os mandatários.

Críticas
A imprensa francesa vinha ‘batendo’ bastante na inexplicável demora para liberar o tráfego na ponte, seis anos depois de ficar pronta. “Liga o nada a lugar nenhum”, estampava um jornal francês.

Por menos
Falando à coluna, o cônsul honorário da França em Macapá, Alain Cräss, minimiza e diz que a frase sobre ligar a lugar nenhum só se explica exatamente pelo fato de não ter havido a abertura do trânsito na ponte.

Trocas
Bem, mas a abertura da ponte será um grande acontecimento, mesmo, e poderá representar um incremento não apenas no turismo regional como nas relações comerciais entre o Amapá e a Guiana Francesa.

Categoria
Com o tema ‘Mãos do nosso povo. Artesanato do nosso Amapá’, acontecerá domingo programação para comemorar o Dia Estadual do Artesão. O evento será das 17h às 22h, na avenida Mário Cruz, ao lado do Teatro das Bacabeiras, organizado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo.

Negócios
Com a finalidade de estimular empreendedores no desenvolvimento de negócios, da criação até à produção de novo produto, o Iepa e o Centro de Incubação de Empresas (CIE) promoverão segunda o ‘Seminário Incubadoras Tecnológicas na Amazônia: Oportunidades para Inovação e Empreendedorismo’.

Futebol
Uma programação esportiva vai destacar o fenômeno Equinócio das Águas, que acontecerá no próximo dia 20. O jogo entre Santana Esporte Clube e São José, masters, será realizado no Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, o ‘Zerão’, que é cortado pela Linha do Equador.