Heraldo Almeida

Unesco financiará projetos de diversidade cultural


Está aberto, até 14 de abril, o processo seletivo para financiamento de projetos culturais por meio do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (FIDC), criado em 2005 pela Convenção de Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Os interessados deverão se inscrever (em inglês ou francês) pelo site da Unesco.

Instituído pelo artigo 18 da Convenção de Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, o FIDC tem como objetivo financiar projetos que possam promover mudanças estruturais na economia da cultura em países em desenvolvimento, com efeito direto sobre a criação, a produção, a distribuição e o acesso a expressões culturais diversas. Os projetos financiados pelo Fundo comportam atividades bastante variadas, como capacitação, mapeamento do setor cultural, análise e planejamento de políticas públicas e apoio a empreendedores culturais, entre outras.

“O apoio da Unesco a projetos que promovam e protejam a diversidade das expressões culturais demonstra que a Convenção da Diversidade Cultural mantém-se vigorosa nas suas diretrizes, encorajando o diálogo entre culturas, fomentando a interculturalidade e fortalecendo os vínculos entre cultura e desenvolvimento sustentável”, destaca o secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do Ministério da Cultura (MinC), Adão Cândido. (www.cultura.gov.br).

 

Lançamento
Cantora da nova safra tucuju, Loren Cavalcante, vai lançar a primeira música de seu 1º disco, “Água de Bem Querer”, do poetinha Osmar Júnior..
Semana que vem no programa “O Canto da Amazônia”, na Diário FM 90,9, às 16h. Sintonize.

“Canal Norte”
Nome da banda amapaense, criada em 2001, em Santana, que está na disputa do Festival de Música EDP Live Band’s (SP), com a música “Laços”, autoria de Jerônimo.
A votação é pela internet, até o dia 23 de março, pelo site: www.edplivebands.edp.com.br.
A banda é composta por Albe Matos (voz); Tonny Prado (teclado); Isaias Moncão (guitarra); Geziel Silva (bateria) e Ivanilson Serrão.
A final acontecerá em Lisboa (Portugal) e o vencedor gravará um disco (CD) pela Som Livre. Vamos votar.

É hoje
Neste sábado, 18, tem show da banda Negro de Nós, no bar O Barril, às 22h. Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva.
Faz parte da comemoração dos 18 anos da banda e do projeto de gravação do 12º disco. Informações: 98136-3999.

Reunião
Ministro da Cultura, Roberto Freire, reuniu com o governador Waldez Góes, deputado Cabuçu Borges e o presidente do Conselho de Cultura, João Porfírio, ontem (16), em Brasília.
Na pauta a proposta de alocar recursos para a promoção de uma política de resultados na área cultural do Amapá.

Agenda
Dia 24 de março tem show da premiada cantora amapaense, Patrícia Bastos e Dante Ozzetti, no bar Vitruviano, às 23h. av: Machado de Assis, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado.
Artistas convidados: Oneide Bastos, Brenda Melo e Enrico Di Miceli.

Teatro
Peça teatral “Bar Caboclo” vai completar 27 anos de sucesso e vai comemorar com dois espetáculos.
Dias 1 e 2 de abril, no Teatro das Bacabeiras, às 21h. Informações: 99112-5334.

Imperdível
Dia 8 de abril, tem show imperdível do consagrado cantor e compositor brasileiro, João Bosco. Participação do cantor amapaense, Cley Lunna.
Na Choperia da Lagoa, às 22h. Informações: 98137-3130.