Douglas Lima

Mais uma esperança

A começar pela própria estrada federal que une a capital ao município fronteiriço do Oiapoque. Essa obra já leva mais de 70 anos, sem ser concluída.


O funcionamento parcial da ponte sobre o rio Oiapoque abre uma nova esperança para o Amapá sair do atraso que tem sido a sua existência, até agora. Há quem diga que sou pessimista em relação ao nosso estado. Não é verdade. Torço para deslancharmos no cenário nacional, e mais agora quando já temos uma abertura ou ponte para o Primeiro Mundo. Mas a história não me deixa encher de otimismo. A começar pela própria estrada federal que une a capital ao município fronteiriço do Oiapoque. Essa obra já leva mais de 70 anos, sem ser concluída. Ainda hoje faltam 112 quilômetros a serem asfaltados, com previsão de conclusão apenas em 2019. Isso só em seu chamado trecho norte, porque o trecho sul, durante todo esse tempo, ainda está no chão batido. A própria ponte já era para estar aberta há alguns anos, mas isso não ocorreu porque a aduana do lado brasileiro não foi construída, muito ao contrário da situada na cabeceira do lado francês. Esta nova esperança tem sentido. A Guiana Francesa é Primeiro Mundo, é Europa. Chega de ficarmos de costas para o desenvolvimento. Vamos aproveitar este liame. Mas sem esquecer que somos Brasil e que também precisamos nos conectar, via terrestre, com o resto país. Para isso, basta construir a ponte sobre o rio Jari, obra, aliás, que já era para estar concluída e aberta ao tráfego.

Um passo a mais

A comunidade do Buritizal, na zona sul de Macapá, receberá, no prazo de 120 dias, a Unidade Básica de Saúde Lélio Silva toda reformada, mais ampla e dentro dos padrões nacionais de infraestrutura e de atendimento. O prefeito Clécio Luís esteve no local, na manhã dessa segunda-feira, 20, para vistoriar as obras, acompanhado do senador Randolfe Rodrigues, da vice prefeita Telma Nery, secretária municipal de Saúde Silvana Vedovelli e vereador Professor Rodrigo.
A obra está orçada em pouco mais de R$ 400 mil. A maior parte do recurso é de emenda do senador Randolfe Rodrigues, equivalente a quase R$ 350 mil, o restante é de contrapartida da Prefeitura de Macapá. Com essa unidade, o município contabiliza a sua 29ª obra de reforma e ampliação de UBSs, todas feitas com emendas parlamentares, o que possibilitou, na avaliação do prefeito, “dar um passo a mais no setor da saúde”.

Reconhecimento
Quatro cursos superiores do Instituto Federal do Amapá (Ifap), todos do campus Macapá – Licenciatura em Informática, Licenciatura em Química, Tecnologia em Construção de Edifícios e Tecnologia em Redes de Computadores –, já foram avaliados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) por meio de comissões de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os demais cursos superiores ofertados pelo Ifap ainda passarão por avaliação conforme a legislação.
O reconhecimento é realizado quando o curso completa 50% a 75% do prazo de integralização da sua matriz curricular. Uma comissão designada pelo MEC verifica no próprio campus os critérios obrigatórios de funcionamento dos cursos.
As avaliações foram feitas em 2015 e 2016, e todos os cursos obtiveram, numa escala de 1 a 5, notas 3 e 4, o que significa, respectivamente, conceitos Suficiente e Muito bom.

Bíblias
A Sociedade Bíblica do Brasil registrou, em 2016, aumento de 391,61% na distribuição de bíblias no formato digital, passando de 384.668, no ano anterior, para 1.506.406 exemplares.
Contabilizando as versões impressas e digitais, a SBB alcançou a marca de 6.773.421 de bíblias completas distribuídas. O total de escrituras, que considera ainda novos testamentos, livretos, folhetos, obras acadêmicas e publicações infantis, atingiu 277.397.304 publicações.


Deixe seu comentário


Publicidade